Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Programa busca restaurar áreas degradadas e aproxima Brasil do Japão

O Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) apresentou, nesta segunda-feira (17), os avanços do programa Caminho Verde Brasil, que prevê a restauração em larga escala de áreas degradadas no país. A iniciativa conta com R$ 30,2 bilhões destinados à recuperação de terras e foi o destaque de um painel no pavilhão do Japão, durante a COP30, na AgriZone.

O encontro marcou um movimento estratégico para ampliar a cooperação técnica e abrir novas oportunidades de negócios entre Brasil e Japão, especialmente em tecnologias voltadas para agricultura sustentável.

Bioinsumos e práticas sustentáveis

Segundo Vanessa da Fonseca, assessora do Mapa, o programa está em fase de implementação e deve disponibilizar recursos aos produtores em breve, por meio de instituições financeiras. Uma das exigências será a adoção de bioinsumos, prática apresentada durante o painel.

Ela destacou que o Caminho Verde Brasil tem papel central na indução de tecnologias sustentáveis no campo e na meta de recuperar 40 milhões de hectares de pastagens degradadas. “As empresas que desenvolvem essas tecnologias podem participar do programa, inclusive em parceria com agentes financeiros”, afirmou.

Oportunidade no mercado brasileiro

Com forte presença no agronegócio brasileiro, empresas japonesas demonstraram interesse na iniciativa. O Japão, que tem 125 milhões de habitantes, foi o sétimo maior destino das exportações agrícolas brasileiras em 2024, somando mais de US$ 3 bilhões.

A presidente da Ajinomoto do Brasil, Naoko Yamamoto, reforçou a importância da cooperação entre os dois países. Segundo ela, a companhia está no Brasil há quase 70 anos e vê no programa uma oportunidade de contribuir com sua tecnologia em biofertilizantes à base de aminoácidos.

“Participar de um projeto voltado à restauração de áreas degradadas é extremamente relevante para nós”, afirmou.

Compartilhe:

Veja também: