Ação da Itaipu e parceiros visa capacitar engenheiros(as) de pequenos municípios do Paraná
Publicado: 01/08/2025, 01:30

Também foram divulgadas as listas de municípios classificados em vagas remanescentes e de municípios desclassificados, conforme o edital do programa –
O Programa Mais Engenharia, iniciativa da Itaipu Binacional em parceria com o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (Crea-PR) e a Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), divulgou na terça-feira (29) o resultado com a lista dos 50 municípios contemplados. Também foram divulgadas as listas de municípios classificados em vagas remanescentes e de municípios desclassificados, conforme o edital do programa.
O resultado final está disponível no site do Crea-PR, no endereço: www.crea-pr.org.br/ws/programa-mais-engenharia/ (aba Editais e Inscrições).
No total, 167 municípios paranaenses participaram da seleção. O objetivo do programa é ajudar pequenos municípios do Paraná, especialmente aqueles de menor Índice de Desenvolvimento Humano Municipal (IDHM), na elaboração de projetos de infraestrutura, para poderem participar de editais públicos e captar recursos.
Para isso, o Programa vai capacitar profissionais dos municípios. Serão fornecidas 50 bolsas de especialização em Gestão Pública em Engenharia e Desenvolvimento Sustentável a engenheiros e engenheiras, além de outras 50 bolsas para estagiários(as). Metade das bolsas serão destinadas a profissionais mulheres.
“É um investimento, antes de tudo, em capital humano”, afirmou o diretor administrativo da Itaipu, Iggor Rocha. “Vamos capacitar engenheiros e engenheiras, alunos e alunas de Engenharia, servidores e servidoras, visando formar profissionais que contribuam para o desenvolvimento de bons projetos que virarão estradas, escolas, redes de água e postos de saúde, entre outras obras importantes. Esperamos que, com teoria e prática, essa primeira turma faça a diferença nas cidades selecionadas, que, aliás, foram escolhidas por critérios de necessidade, são as que mais precisam desse apoio.”
Rocha lembrou que a ministra da Gestão e Inovação em Serviços Públicos, Esther Dweck, que é conselheira de Itaipu, conduziu o recente lançamento do Guia Prático de Projetos, desenvolvido justamente para apoiar equipes e gestores públicos em todas as etapas da gestão de projetos, da concepção ao encerramento. “Será material no programa Mais Engenharia e exemplifica esse esforço coletivo em busca da melhor realização de investimentos públicos”, completou.
As aulas do curso de especialização serão ministradas pela UEPG e devem começar em 1º de outubro. Serão 480 horas, ao longo de 24 meses, com a participação de 16 professores, um por disciplina, além de 50 orientadores dos trabalhos de conclusão de curso.
A contrapartida dos bolsistas é dedicar 30 horas semanais as atividades das prefeituras participantes do programa. Cada aluno deve criar quatro projetos que terão os direitos autorais cedidos ao Crea-PR, para aplicar em qualquer município do Estado.
O Programa Mais Engenharia atende um dos pilares da Itaipu Binacional, de investimento na inovação, e faz parte das ações do Programa Itaipu Mais que Energia, voltado para o desenvolvimento sustentável dos 399 municípios do Paraná e 35 do sul do Mato Grosso do Sul.
Com informações da assessoria de imprensa.