Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Promessa do Atlético-GO tem família com história no clube e moral com presidente: ‘Parece o Neymar quando começou’

Em meio a uma campanha de recuperação, com o segundo melhor aproveitamento do returno da Série B do Brasileirão, o Atlético-GO conta com uma nova promessa no elenco e que já recebeu até comparações com Neymar, feitas pelo próprio presidente.

Opção para enfrentar o Coritiba nesta quinta-feira (9), em partida às 19h30 (de Brasília) com transmissão ao vivo do Disney+, Yuri é um garoto de 19 anos que surgiu na base do Dragão e já ultrapassou a marca dos 500 minutos em campo na Série B.

Nascido e criado no bairro de Campinas, região conhecida pelo reduto de torcedores atleticanos, Yuri cresceu como torcedor do clube. Ainda criança, aos 12 anos, chegou para atuar no sub-13 do Atlético-GO e passou por todas as categorias até ter a sua oportunidade no profissional.

Neste ano, o garoto começou no sub-20, onde conseguiu se destacar com dribles e gols contra equipes como Corinthians, Cruzeiro, Vasco, Internacional e São Paulo. Yuri chegou a receber proposta para deixar Dragão, mas a diretoria não só recusou, como também renovou o contrato dele até 2029.

Lado torcedor

Influenciado pela família, Yuri cresceu nas arquibancadas, sempre acompanhado pelo pai, e viu tal paixão se transformar em profissão pouco tempo depois.

“Cresci assistindo ao Atlético. Veio do meu avô, que foi jogador, mas meu pai e toda a minha família também são torcedores. Eu comecei a jogar na escolinha, vim vivendo pelo clube, estava sempre indo nos jogos do profissional, gritando e torcendo, e hoje poder jogar é um sonho incrível”, disse Yuri em entrevista exclusiva à ESPN.

Com a possibilidade de ajudar a levar novamente o clube para a Série A, Yuri relembra de quando viveu esse momento como torcedor em 2019. “Eu invadi o campo (risos). Estava com a minha família, é só lembrança boa”, completou.

Avô jogador

Yuri cresceu com uma referência na posição dentro da família. Ruy Lara, avô do jovem, foi atacante do clube nos anos 1970. O contato entre eles não existiu, já que Ruy faleceu antes do nascimento do neto, mas a inspiração continua dentro de casa.

“As pessoas sempre me falaram bem dele. A gente tem a mesma posição, na ponta esquerda, e eu sou muito feliz por ter isso dentro da família e agora com essa possibilidade de representar ele”, disse Yuri.

Comparação com Neymar

As atuações com o estilo “ousadia e alegria” chamaram a atenção e geraram uma comparação feita pelo presidente do clube.

“Ele parece o perfil do Neymar quando começou a carreira”, disparou Adson Batista, presidente do Atlético-GO. “O Neymar hoje é consagradíssimo e o Yuri precisa ouvir os elogios, porque se tiver mal eu vou criticar. Vou cobrar para ele estar sempre evoluindo e buscando uma briga com ele mesmo. Ele tem muito talento”.

Neymar, obviamente, é visto como uma referência por Yuri, assim como Dudu, atacante do Atlético-MG que foi revelado na base do Atlético Goianiense.

“Isso deu uma polêmica (risos). Eu fiquei muito feliz, ele (Neymar) é um cara que eu me inspiro. Não que eu seja (ele), (está) muito longe”, brincou Yuri à ESPN.

Compartilhe:

Veja também: