fbpx
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Proposta no STF pode elevar idade de aposentadoria dos ministros

Circula no Supremo Tribunal Federal (STF) a ideia de viabilizar uma proposta de emenda à Constituição (PEC) que elevaria a idade de aposentadoria compulsória dos ministros para 80 anos. O jornal Folha de S.Paulo divulgou a informação no último sábado, 30.

+ Leia mais notícias de Política em Oeste

Conhecida como “PEC do Andador”, a medida permitiria que Nunes Marques, por exemplo, permanecesse na Corte até 2052, enquanto Dias Toffoli teria seu mandato estendido até 2047. A proposta iria estender em cinco anos a idade para aposentadoria, que atualmente ocorre aos 75 anos.

Essa ideia surgiu depois da “PEC da Bengala”, que estendeu em cinco anos a idade para a aposentadoria dos ministros. Antes da medida, os magistrados aposentavam aos 70 anos.

Ministros do STF nomeados por Lula ganhariam mais anos de mandato

YouTube videoYouTube video

A mudança não impede o presidente Luiz Inácio Lula da Silva de nomear novos ministros durante seu atual mandato. No entanto, garantiria cinco anos adicionais aos atuais magistrados. Lula já nomeou Cristiano Zanin e Flávio Dino para o STF.

Luís Roberto Barroso deve deixar a presidência do STF em setembro de 2025 e poderá deixar a Corte, o que abriria uma terceira vaga. Ele será sucedido por Edson Fachin, que também poderá considerar a aposentadoria em 2027, depois do seu período na presidência do tribunal.

Leia também:

Compartilhe:

Veja também: