Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Protesto na Avenida Paulista tem buzinaço contra Lula e Moraes

Um dos cartões postais da cidade de São Paulo, a Avenida Paulista voltou a ser palco de protestos na noite desta quarta-feira, 23. Manifestantes reclamaram do presidente Luiz Inácio Lula da Silva e do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF).

O protesto desta noite ocorreu em frente ao Museu de Arte de São Paulo (Masp). Um grupo chegou a ocupar todas as vias da Avenida Paulista no sentido Rua da Consolação. A ação, que durou poucos minutos, período em que o semáforo estava vermelho para veículos, exibiu o cartaz com as frases “Fora, Lula”, “Fora, Moraes” e “Impeachment já”.

A rápida manifestação contou com apoio de motoristas. Ao se depararam com a faixa contra o petista e contra o integrante do STF, muitos aproveitaram o trânsito no entorno do Masp e promoveram um “buzinaço”.

+ Leia mais notícias de Política em Oeste

As reclamações contra Lula e Moraes ocorrem em meio à decisão do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, em aplicar tarifa de 50% sobre os produtos exportados pelo Brasil ao mercado norte americano e ao avanço de medidas judiciais contra o ex-presidente Jair Bolsonaro.

Em vez de tentar negociar com o republicano, o presidente brasileiro sinaliza retaliar o comércio dos EUA e chegou até a falar em “guerra tarifária”. Moraes, por sua vez, determinou, na última sexta-feira, 18, a aplicação de medidas cautelares contra Bolsonaro, incluindo o uso de tornozeleira eletrônica.

Avenida Paulista como prévia de protestos em agosto

O ato ocorrido na noite desta quarta-feira serve como prévia da série de manifestações programada para 3 de agosto. Aliados de Bolsonaro têm usado as redes sociais para convocar o povo a ir às ruas contra Lula e Moraes.

Há a expectativa de que protestos ocorram em cidades como Rio de Janeiro, Florianópolis, Belo Horizonte e Fortaleza. A oposição ao governo Lula também espera reunir público justamente na Avenida Paulista, em São Paulo.

Com 5 milhões de seguidores do X e quase 18 milhões no Instagram, o deputado federal Nikolas Ferreira (PL-MG) foi um dos políticos a promoverem as manifestações de 3 de agosto. De acordo com ele, é preciso formar uma “mobilização nacional” em favor do impeachment de Lula e Moraes.

O deputado Carlos Jordy (PL-RJ) também defendeu publicamente a queda do presidente da República e do ministro do STF. “Fora Lula e Moraes”, afirmou o parlamentar fluminense. “Senão o Brasil vai quebrar.”


Compartilhe:

Veja também: