Uma nova peça de comunicação do Partido dos Trabalhadores (PT) utiliza um burro criado por inteligência artificial para ironizar argumentos contrários à taxação de grandes fortunas. No vídeo divulgado na segunda-feira 7, o animal aparece ao lado de um homem com roupas simples, ambos carregando sacos identificados com a palavra “imposto”.
O conteúdo integra a campanha “Taxação BBB – bilionários, bancos e bets”, que defende medidas para aliviar a carga tributária sobre quem recebe até R$ 5 mil.
👉 Taxação BBB: bilionários, bancos e bets.
Com o novo IR, o governo Lula propõe a taxação dos super-ricos para aliviar quem ganha menos e investir em quem mais precisa.
💬Quem é inteligente de verdade, apoia essa virada histórica pic.twitter.com/vtyY7VnWob
— PT Brasil (@ptbrasil) July 7, 2025
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva propõe a isenção do Imposto de Renda para essa faixa de renda, iniciativa que ainda encontra entraves no Congresso Nacional.
Durante o vídeo, o burro, com voz artificial, diz que é “lindo vê-los ganhando milhões e pagando menos impostos enquanto a população sofre”. Ele ainda afirma que o novo Imposto de Renda do governo Lula busca taxar bilionários, bancos e sites de apostas para “aliviar quem ganha menos e investir em quem mais precisa”.
Na sequência, um homem ao lado do burro reforça a mensagem com a frase “Taxação BBB – bancos, bilionários e bets” e afirma que o novo IR representa uma justiça histórica. Um terceiro personagem encerra o vídeo afirmando que “quem é inteligente de verdade apoia essa virada”.
A campanha do PT contra os “super-ricos”


Desde 26 de junho, o PT intensifica nas redes sociais a defesa da “Taxação BBB”, lançando diferentes vídeos para estimular a narrativa de pobres contra ricos. Um dos materiais mostra uma cena em um bar, onde um personagem indaga o motivo de pagar mais impostos do que quem consome produtos de luxo.
Outra peça compara a divisão da conta em um estabelecimento fictício, o “Boteco do Brasa”, à forma como os impostos são distribuídos no país. O partido argumenta que o novo modelo de Imposto de Renda corrige o que chama de “injustiça histórica”.
Em um vídeo divulgado em 27 de junho, a campanha acentua o contraste entre pobres e ricos. Os mais vulneráveis aparecem abatidos, carregando sacos pesados com o rótulo “imposto”, enquanto pessoas ricas surgem com pequenas bolsas, também identificadas com a mesma palavra.
Mais campanhas publicitárias
Na segunda-feira 7, o PT lançou a campanha “Você cresce com o Brasil”, com foco em ações do governo, como o Pé-de-Meia e o Farmácia Popular. O vídeo mostra um motorista de aplicativo que, beneficiado pela nova faixa de isenção do Imposto de Renda, pensa em usar a economia para cuidar do carro e aproveitar mais com a família.
“Agora a gente respira e faz planos”, diz o personagem, pai de um estudante atendido por programas do governo.
Ao final, o narrador destaca os resultados da gestão Lula. Até o momento, o PT já destinou pelo menos R$ 173 mil, de 26 de junho a 4 de julho, para impulsionar anúncios nas redes sociais em defesa da cobrança de mais impostos sobre os chamados “super-ricos”.
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