Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Putin diz que tarifa de Trump ao Brasil tem ligação com Bolsonaro

Presidente russo quis explicar tarifa dos EUA contra o Brasil, e afirmou que Trump usa a guerra na Ucrânia para justificar ações

Presidente russo afirma que problemas entre autoridades brasileiras e o ex-presidente Jair Bolsonaro refletem em tarifaço.

Presidente russo afirma que problemas entre autoridades brasileiras e o ex-presidente Jair Bolsonaro refletem em tarifaço. –

O presidente da Rússia, Vladimir Putin, comentou sobre a tarifa de 50% dos Estados Unidos contra o Brasil, e afirmou que a medida é motivada por problemas na dinâmica entre as atuais autoridades brasileiras e o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). A declaração do líder russo aconteceu nessa quarta-feira (3), durante entrevista coletiva realizada na China.

Ao ser questionado sobre as recentes ameaças do presidente norte-americano, de sobretaxar países que fazem negócios com a Rússia em meio a guerra com a Ucrânia, Putin saiu em defesa do Brasil. Para ele, Trump tem utilizado o conflito no Leste Europeu como “pretexto” para justificar suas ações.

“Existe uma desproporção no comércio entre os EUA e a Índia, os EUA e a China, mas não há desproporção nas relações econômicas entre o Brasil e os Estados Unidos”, disse o presidente da Rússia. “Há problemas exatamente nas dinâmicas políticas internas [do Brasil], incluindo as relacionadas às interações entre as autoridades atuais e o ex-presidente Bolsonaro. O que a Ucrânia tem a ver com isso?”, questionou.

No início de agosto, o mandatário norte-americano ameaçou aplicar sanções extras contra países que negociam com a Rússia, como forma de aumentar a pressão para um possível fim da guerra na Ucrânia. Neste sentido, a alíquota sobre exportações da Índia subiram para 50%, em retaliação à compra de petróleo russo pelos indianos.

O Brasil ainda não foi alvo de ações neste sentido. Trump, contudo, já demonstrou que a tarifa de 50% contra os produtos brasileiros não possui apenas um plano de fundo econômico, mas sim político.

Ao anunciar a medida, o líder norte-americano afirmou que a taxa era uma resposta — e tentativa de interferência — no julgamento de Jair Bolsonaro (PL). O ex-presidente, que governou o Brasil entre 2019 e 2022, é apontado como o chefe de uma organização criminosa que tentou realizar um golpe de Estado.

Com informações de: Metrópoles.


Compartilhe:

Veja também: