Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Qual é sua maior dificuldade na propriedade?

Na interatividade da semana, perguntamos: Qual é sua maior dificuldade na propriedade? A pesquisa mostrou que a maior dificuldade no campo, atualmente, é controlar custos e contas, apontado por 59% dos participantes. Em seguida, vender a produção por um bom preço aparece como o segundo maior desafio (33%), enquanto apenas 8% destacaram como principal dificuldade a organização do dia a dia e dos processos.

O gestor de agronegócios do Sebrae/RS, André Bordignon, avaliou os resultados e destacou a importância da profissionalização no campo.
“Primeiro, eu acho que esses são três temas importantíssimos quando se trata de gestão do negócio, quando se trata em cada vez mais a gente entender a necessidade de se encarar a propriedade rural como uma empresa, então trabalhar o profissionalismo no campo.”, afirma André.

Segundo ele, não surpreende que a organização dos processos tenha sido o ponto menos votado. “Não é surpresa nenhuma que, por exemplo, o menos votado foi a parte de processo produtivo, organização do processo produtivo e tal, porque isso é sim a principal aptidão e afinidade do produtor rural, é assim que ele foi moldado a trabalhar.”

Controle de custos e contas

“O que foi mais pontuado é diretamente relacionado à gestão do negócio, que é principalmente hoje um tema de mais importante pensando na competitividade dos negócios, que é a redução de custos. […] O Sebrae tem uma grande expertise com relação a este ponto, especificamente sobre este ponto, que a gente tem diversos produtos que vão auxiliar o produtor a entender melhor este processo, a entender a importância dele para o negócio, que um processo bem gerido, com uma boa gestão, auxilia demais para todo o planejamento do processo produtivo, para as tomadas de decisões, inclusive para as colocações e acesso ao mercado.”, afirma Bordignon.

Um exemplo prático vem das propriedades leiteiras no Rio Grande do Sul:
“A gente traz metodologias de trabalho que visam aumentar a produção de leite a pasto, em detrimento do gasto com a ração, por exemplo, que é um custo alto para a propriedade rural. […] Então são alternativas que se criam e se estabelecem na propriedade, aliando a parte produtiva e a parte financeira que vão de encontro a esta necessidade que temos hoje em função da competitividade e principalmente de acesso ao mercado.”

A fala reforça que, diante de um mercado volátil e regulado pela lei da oferta e demanda, os produtores precisam buscar alternativas que unam produtividade e gestão financeira para manter a rentabilidade no campo.

Compartilhe:

Veja também: