Contratado por 55 milhões de libras (R$ 411,3 milhões nas cifras atuais) junto ao Brighton, João Pedro desembarcou nos Estados Unidos a tempo de ajudar o Chelsea a garantir uma vaga na final do Mundial de Clubes contra o PSG. O duelo que vale o título acontece neste domingo (13), no MetLife Stadium, com transmissão ao vivo pela CazéTV, disponível sem custo adicional no Disney+.
Depois de estrear nas quartas de final contra o Palmeiras – e promover uma evidente melhora nas ações ofensivas dos Blues – o atacante revelado nas categorias de base do Fluminense foi o responsável pelos dois gols que eliminaram o ex-clube. Seu impacto já é imediato com apenas 95 minutos em campo.
Na véspera da grande decisão do Mundial, o ESPN.com.br conversou com jornalistas ingleses sobre a aquisição de João Pedro pelo clube de Londres. E as avaliações foram positivas, projetando um futuro promissor para o brasileiro até mesmo depois do torneio.
Jornalista do The Guardian, Jacob Steinberg avaliou o brasileiro como uma grata surpresa para os Blues. Apesar de acreditar que Liam Delap, também contratado na atual temporada, seja de fato o centroavante titular para a temporada 2025/26, a versatilidade de João Pedro pode ser o grande trunfo do camisa 20.
“Acho que ele tem grandes chances de ser titular no domingo pela forma como ele jogou esses dois jogos contra Palmeiras e Fluminense. Foi uma boa surpresa a atuação dele contra o Palmeiras depois de somente dois treinos. Ele jogou bem, teve boa influência na vitória”, falou o repórter, que está nos EUA para a cobertura.
“Na suspensão do Delap contra o Fluminense, ficamos na dúvida se Maresca usaria Nicolas Jackson ou João Pedro. Ele usou João Pedro e depois João decidiu com dois golaços. E não foram somente os gols, ele jogou muito bem. Ele parece no mesmo nível do restante do elenco”, disse.
“Para a temporada, imagino que Delap comece como titular. Mas o João Pedro não veio somente para ser centroavante. Ele pode jogar em três posições na frente. Maresca disse que João Pedro não foi contratado pra fazer 30 gols na temporada e ele não quer jogadores assim. Ele quer todos contribuindo, o que não teve na última temporada”, complementou.
Já para Kieran Gill, do Daily Mail, o brasileiro já deu indícios de que caiu nas graças do técnico Enzo Maresca, uma vez que foi titular contra o Fluminense.
“Me surpreendi que ele começou jogando. Maresca geralmente diz que novas contratações precisam de tempo antes de começar a jogar. Acho que foi um sinal de quanto o Maresca gosta de João Pedro. Ele usou João Pedro de centroavante, que é onde João quer jogar. Mas Maresca entende que pode usá-lo como camisa 10 e ponta esquerda. Maresca gosta da versatilidade dele. Então acho que vamos ver João Pedro jogar muitas vezes como titular por essa versatilidade. Nicolas Jackson, por exemplo, só é usado como centroavante”, analisou.
Gill ainda disse que, entre os torcedores, João Pedro trouxe ânimo internamente. “Sobre os torcedores, havia questionamento pela sequência de jogadores vindo do Brighton para o Chelsea. Os torcedores estavam um pouco cansados disso. Mas quando o João Pedro fez dois gols, acho que deu um grande incentivo aos torcedores, mostrando o que João pode fazer pelo Chelsea. Deixou muitos torcedores animados”.
Cria de Xerém, João Pedro está no futebol inglês desde 2019, quando defendeu o Watford. Depois de quatro temporadas, foi comprado pelo Brighton, onde atuou em 70 jogos, com 30 gols marcados e ainda 10 assistências.
Onde assistir à final do Mundial de Clubes?
A final do Mundial de Clubes entre Chelsea e PSG, no domingo (13), às 16h (de Brasília), tem transmissão ao vivo pela CazéTV, disponível sem custo adicional no Disney+.