Primeiro brasileiro classificado às quartas de final da CONMEBOL Libertadores, o São Paulo assistiu de camarote à definição do adversário nesta quinta-feira (21). Deu LDU, que, após perder do Botafogo por 1 a 0 no Rio de Janeiro, ganhou por 2 a 0 em Quito, no Equador, e carimbou a vaga para a próxima fase, em um confronto que já aconteceu várias vezes.
Ao todo, São Paulo e LDU duelaram seis vezes: caíram no mesmo grupo da Libertadores em 2004 e 2020, além de se enfrentarem em um mata-mata da CONMEBOL Sul-Americana em 2023. O retrospecto é equilibrado: três vitórias para cada lado, sempre dentro de casa, mas com uma classificação dos equatorianos.
Abaixo, o ESPN.com.br lembra os confrontos por ano:
2004
De volta à Libertadores depois de dez anos, o São Paulo só não se classificou ao mata-mata com 100% de aproveitamento porque foi surpreendido pela LDU, ao levar 3 a 0 em Quito.
No returno do grupo, no Morumbi lotado, o time de Cuca venceu por 1 a 0, gol marcado por Luis Fabiano, em chute por cobertura. Após a partida, em entrevista à TV Globo, o hoje comentarista da ESPN brincou com as iniciais da LDU e soltou a frase “Luis Deixou Um”.
2020
Passaram-se 16 anos até que brasileiros e equatorianos duelassem novamente. Pelo Grupo D, o São Paulo fez 3 a 0 na LDU em casa, gols de Reinaldo, Daniel Alves e Igor Gomes, naquele que foi o último jogo no torneio antes da interrupção pela pandemia de COVID-19.
Mais de seis meses depois, eles voltaram a se enfrentar, e daí a LDU deu o troco, ao aplicar 4 a 2 no Tricolor. O time do Equador fez 3 a 0 no primeiro tempo e depois diminuiu o ritmo. Ao fim da partida, Fernando Diniz, então técnico são-paulino, rebateu as críticas ao dizer que seu time havia vencido o segundo tempo.
2023
O único embate entre eles em uma eliminatória foi na Sul-Americana de dois anos atrás, curiosamente pelas quartas de final. No Equador, a LDU fez 2 a 1, gols de Jhojan Julio e Renato Ibarra. Lucas Moura descontou e deu esperança para a segunda partida.
No Morumbis lotado, o São Paulo de Dorival Júnior pressionou, mas venceu apenas por 1 a 0, gol de Arboleda após cobrança de escanteio de James Rodríguez. O colombiano, porém, acabou como vilão, ao ser o único a perder o seu pênalti nas cobranças. O técnico da LDU, vale lembrar, era ele: Luis Zubeldía, que meses depois assumiu o Tricolor.