Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

quando chegam as linhas para Cotia, Guarulhos e ABC?

Planos para expansão do metrô na Grande São Paulo seguem em desenvolvimento. As estações de Cotia, Guarulhos e região do ABC aguardam novas linhas que poderão beneficiar mais de 2 milhões de pessoas diariamente. Os projetos, ainda em fase de estudos, correspondem à segunda de seis etapas previstas.

+ Leia mais notícias de Brasil em Oeste

As propostas para as linhas 19-Celeste, 20-Rosa e 22-Marrom já foram incluídas no Programa de Parcerias de Investimentos do Estado de São Paulo. O projeto prevê concessão ao setor privado para operação, manutenção e ampliação. Os estudos, sob responsabilidade da Corporação Financeira Internacional, órgão do Banco Mundial, analisam aspectos técnicos, financeiros e de mercado.

Depois da fase atual, os projetos deverão passar por audiências públicas para apresentação de detalhes e coleta de opiniões da população. Em seguida, serão lançados os editais, realizados leilões de concessão e, por fim, assinados os contratos. Segundo a Secretaria de Parcerias em Investimentos, ainda não há previsão de funcionamento para nenhuma das linhas.

O processo de conclusão das linhas do metrô

A linha 19-Celeste é a que apresenta maior avanço. Ela ligará a linha 3-Vermelha à cidade de Guarulhos e permanece em fase de estudos, apesar de o Metrô ter concluído parte dos levantamentos em março de 2024. O edital das obras foi lançado, mas o processo licitatório já sofreu dois adiamentos e está previsto para setembro.

A expectativa do Metrô é começar o projeto técnico ainda em 2025. As obras devem começar em 2026 e durar 75 meses, finalizando em 2032. A linha deverá transportar até 630 mil passageiros por dia com frota de 31 trens. O metrô vai conectar Anhangabaú, da linha 3-Vermelha; e São Bento, da linha 1-Azul — com 15 estações distribuídas em 17 quilômetros.

A linha 22-Marrom, que será a ligação entre Sumaré e Cotia, encontra-se na etapa inicial dos estudos, com foco em impactos ambientais e investigações geotécnicas | Foto: Wirestock/FreepikA linha 22-Marrom, que será a ligação entre Sumaré e Cotia, encontra-se na etapa inicial dos estudos, com foco em impactos ambientais e investigações geotécnicas | Foto: Wirestock/Freepik
A linha 22-Marrom, que será a ligação entre Sumaré e Cotia, encontra-se na etapa inicial dos estudos, com foco em impactos ambientais e investigações geotécnicas | Foto: Wirestock/Freepik

Para viabilizar a construção, o governo declarou 308 mil m² de área como utilidade pública em março. O governo afirma que a nova rota poderá reduzir o tempo de deslocamento em até uma hora.

No caso da linha 20-Rosa, que fará a ligação entre a Lapa e Santo André, o projeto básico está em elaboração desde janeiro, com conclusão prevista para julho de 2026. A definição do projeto é essencial para abrir licitação e planejar o cronograma de obras.

Cerca de 1 milhão de passageiros serão transportados na linha 20-Rosa

Estudos de desapropriações estão em andamento e aguardam a declaração de utilidade pública das áreas. A linha terá 31 quilômetros, 24 estações e está projetada para transportar mais de 1 milhão de passageiros diariamente. Além disso, vai integrar nove linhas de metrô e trem, inclusive futuros ramais.

A expectativa do Metrô é começar o projeto técnico ainda em 2025 | Foto: Reprodução/FreepikA expectativa do Metrô é começar o projeto técnico ainda em 2025 | Foto: Reprodução/Freepik
A expectativa do Metrô é começar o projeto técnico ainda em 2025 | Foto: Reprodução/Freepik

A linha 22-Marrom, que será a ligação entre Sumaré e Cotia, encontra-se na etapa inicial dos estudos, com foco em investigações geotécnicas. As análises vão embasar as definições sobre o traçado, estrutura das estações, túneis e métodos construtivos.

Concluída essa fase, será possível contratar o projeto básico, que vai detalhar o traçado, as características das vias, as estações e os pátios. Segundo o governo, a linha terá 19 estações ao longo de 29 quilômetros, passando por Osasco e podendo transportar até 650 mil passageiros por dia com 43 trens. O Metrô destaca que a linha 22-Marrom pode funcionar como “alternativa eficiente à rodovia Raposo Tavares, atualmente sobrecarregada”.

Leia também:

Compartilhe:

Veja também: