Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

quando o tempo vai melhorar?

O plantio de soja segue em andamento no Brasil, com destaque para o Paraná, onde os trabalhos em campo já alcançam 86% da área semeada. Apesar disso, o estado ainda registra um atraso de 6% em relação ao mesmo período do ano passado.

  • Fique por dentro das novidades e notícias recentes sobre a soja! Participe da nossa comunidade através do link! 🌱

No Rio Grande do Sul, fortes chuvas na semana passada provocaram alagamentos em lavouras, principalmente na região de Várzea, afetando temporariamente o andamento do plantio.

Como deve ficar o tempo?

Arthur Müller, meteorologista do Canal Rural, comenta que a tendência agora é de tempo mais firme na região Sul, permitindo pelo menos 10 dias de maior estabilidade. A boa umidade do solo em praticamente toda a região, com exceção de algumas áreas no sudeste gaúcho, favorece o plantio. Em Santa Catarina, 40% da área já foi semeada, enquanto no Rio Grande do Sul o índice é de 28%. O atraso registrado em relação ao ano passado está principalmente relacionado ao excesso de chuva e aos temporais que atingiram a região nas últimas semanas.

Nos próximos cinco dias, um sistema de alta pressão predominante deve inibir a formação de nuvens mais carregadas, podendo ocorrer apenas chuvas passageiras de até 5 mm. Áreas como Palmeiras das Missões devem receber chuvas mais volumosas na virada do mês, com acumulados que podem superar 50 mm.

Entre 25 e 29 de novembro, o tempo firme deve predominar em todos os estados do Sul, com chuvas retornando ao Paraná e ao oeste de Santa Catarina, podendo acumular até 100 mm em algumas regiões, beneficiando os trabalhos em campo.

Temperaturas nas lavouras de soja

Sobre as temperaturas, Müller destaca que a tarde de ontem registrou máxima de 40,7ºC em Ibotirama, na Bahia. Nas próximas 24 horas, o calor deve se manter nas regiões Sudeste e Nordeste, enquanto o Sul continua com temperaturas elevadas. Uma nova frente fria avança sobre o Nordeste, trazendo temporais principalmente entre quinta e sexta-feira.

O meteorologista alerta para atenção redobrada em áreas do Matopiba, norte de Minas, Bahia, Tocantins e Piauí, devido à possibilidade de raios, rajadas de vento e granizo. Apesar dos riscos, os volumes de chuva previstos, que podem superar 100 mm em algumas regiões, são bem-vindos para reverter o quadro de déficit hídrico, trazendo alívio para os produtores.

Compartilhe:

Veja também: