Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Quando Rodri vai voltar? Bastidores da luta do ex-Bola de Ouro para recuperar a forma no City

Distante de ser o supertime dos últimos anos na Inglaterra, o Manchester City de Pep Guardiola, apenas o 5° colocado na atual edição da Premier League, recebe o Bournemouth, vice-líder da competição, neste domingo (2), a partir das 13h30 (de Brasília). O duelo terá transmissão ao vivo no Disney+.

Pilar do City em campo nas últimas temporadas, o meio-campista Rodri, ausente do time por lesão, vive um drama para conseguir retomar a melhor forma desde a grave lesão sofrida no joelho direito, em setembro de 2024.

Desde então, mesmo com o retorno aos gramados, o espanhol não consegue emendar uma sequência. O meio-campista foi desfalque na equipe nos últimos quatro jogos, e Guardiola não soube precisar quando o jogador retornará de vez, embora a tendência é que dispute alguns minutos neste fim de semana.

Em abril, Rodri retornou aos treinos com o elenco, entrando em campo por sete minutos na vitória por 2 a 0 justamente sobre o Bournemouth, no final de maio.

Ele foi escalado como titular por Guardiola pela primeira vez para o jogo da fase de grupos do Mundial de Clubes, contra a Juventus, em junho, e fez sua estreia como titular na Premier League contra o Brighton, no final de agosto.

Houve alguns contratempos ao longo do caminho, no entanto. Depois de atuar no segundo tempo da partida de ida das oitavas de final do Mundial contra o Al Hilal, Rodri foi substituído durante a prorrogação após reclamar de desconforto no joelho.

O espanhol também pediu para ser substituído no segundo tempo da vitória por 1 a 0 sobre o Napoli, em setembro e, no mês seguinte, foi forçado a sair de campo no primeiro tempo da vitória por 1 a 0 sobre o Brentford com um problema na coxa.

Por mais difícil que tenha sido para o City ficar sem um de seus jogadores mais influentes, Guardiola tem enfatizado constantemente a necessidade de cautela com o vencedor da Bola de Ouro de 2024.

Tem sido um período frustrante para os torcedores do City, para Guardiola e para o próprio Rodri. Após chegar ao Etihad Stadium vindo do Atlético de Madrid, Rodri participou de 172 dos 190 jogos do City na Premier League entre 2019 e 2024.

Até agora nesta temporada, ele jogou apenas 293 minutos no campeonato — cerca de 36% do total de minutos do City em nove jogos. Após Rodri ter sido titular em três jogos em uma semana contra Manchester United, Napoli e Arsenal, Guardiola questionou se ele seria capaz de lidar com uma carga de trabalho tão intensa.

Em seguida, o City empatou com o Arsenal, e Rodri perdeu os dois jogos seguintes contra Huddersfield Town e Burnley, sendo substituído após uma hora de jogo no empate em 2 a 2 com o Monaco.

Não é apenas o corpo do jogador que precisa de reparos após um longo período de inatividade. Rodri sofreu uma entrada dura no segundo tempo contra o Monaco. Ele precisou de atendimento médico da equipe do City em campo e não pareceu recuperar totalmente a compostura antes de ser substituído.

Em termos de elenco, o City está mais bem preparado para lidar com a ausência de Rodri do que na temporada passada.

Nico González, contratado em janeiro junto ao Porto, está começando a se adaptar à Premier League, e Mateo Kovacic está de volta após se recuperar de uma cirurgia no tendão de Aquiles. Ainda assim, a ausência de Rodri continua sendo sentida, e há dúvidas se o jogador de 29 anos conseguirá retornar ao nível que o levou a ser eleito o melhor jogador do mundo em 2024.

Guardiola, por sua vez, sugeriu que o City talvez não veja o melhor de seu craque até a próxima temporada.

“Rodri tem sido e é um jogador excepcional”, disse Guardiola no início deste mês. “Todos sabem disso. Mas eu disse a Rodri, e talvez ele tenha tido dificuldade em entender, que não se trata de seis ou sete meses [após a lesão]”.

“’Ah, [depois de] oito meses eu vou jogar e ser o Rodri de antes.’ Não.” Rodri estará bem na Copa do Mundo com a Espanha [no próximo verão]. Na Copa do Mundo, ele será o melhor Rodri, e na próxima temporada ele será o melhor Rodri. Nesta temporada, vamos lidar com isso passo a passo”.

“É normal, ele ficou um ano assim. O corpo muda, o ritmo muda. Se ele estiver saudável e fizer o que precisa ser feito, ele voltará”, finalizou.

A jornada de Rodri de volta ainda não terminou.

Próximos jogos do Manchester City:

Compartilhe:

Veja também: