À espera de quem passar de Palmeiras x LDU, que se enfrentam nesta quinta-feira (30), no Allianz Parque, o Flamengo já deu um grande passo para buscar algo que ninguém tem no futebol brasileiro: o tetracampeonato da CONMEBOL Libertadores.
Integrante do “grupo dos tri”, que tem cinco equipes do Brasil, o Rubro-Negro terá a chance de conquistar o quarto título continental no dia 29 de novembro, em Lima, no Peru, em decisão com transmissão ao vivo do Disney+.
Ao chegar à final, o Flamengo de Filipe Luís alcança um feito que estava prestes a completar 20 anos. Desde 2006, um brasileiro três vezes campeão da Libertadores não se classificava à decisão com a chance de ser tetra.
O único a fazer isso foi o São Paulo. Tricampeão em 1992, 1993 e 2005, o Tricolor foi finalista logo em 2006, mas viu escapar a chance do tetra ao perder o título para o Internacional. Os gaúchos venceram por 2 a 1 no Morumbi e seguraram o empate em 2 a 2 no Beira-Rio.
Os são-paulinos nunca mais voltaram a uma final de Libertadores. Depois disso, Santos (tri em 2011), Grêmio (tri em 2017) e Palmeiras (tri em 2021) também não tiveram uma nova oportunidade de decidir o título mais importante da América do Sul.
O Verdão, é verdade, tem a chance de ir a uma nova final nesta quinta-feira. Como perdeu por 3 a 0 para a LDU em Quito, o time de Abel Ferreira precisa vencer por três gols para levar a decisão para os pênaltis ou por quatro, se a meta for se classificar no tempo normal.
De camarote, o Flamengo espera o adversário e vê o sonho do inédito tetra no Brasil ficar cada vez mais palpável.
 
								


 
								