O produtor João Vicente Rodrigues transformou sua produção artesanal de queijos em negócio de sucesso, no município de Guapó, Goiás (GO).
Desde 2017, Rodrigues se dedica à produção de queijos artesanais, e, em 2020, obteve o selo Arte, que garante autenticidade e valor agregado aos seus produtos.
A partir desse marco, sua produção ganhou visibilidade e passou a atender clientes de diferentes regiões do país.
“Aqui na Fazenda Serra do Bosque, fazemos queijos com leite cru, temos a nossa propriedade certificada e livre de brucelose e tuberculose”, conta Rodrigues.
No entanto, todo esse cuidado é fundamental para oferecer um alimento seguro e de sabor diferenciado.
- Participe do Porteira Aberta Empreender: envie perguntas, sugestões e conte a sua história de empreendedorismo pelo WhatsApp
Além disso, a dedicação à melhoria contínua resultou em reconhecimento nacional. O produtor participou do Prêmio Brasil Artesanal 2025 – Edição Queijos -, realizada pela CNA com apoio do Sebrae – que premiou os melhores queijos artesanais do país: “nós pegamos o terceiro lugar com o Queijo Serrado, na categoria adição/condimentos.”
Segundo o produtor, a premiação representa não apenas um título, mas também uma oportunidade de negócio. “Acredito que, essa premiação, vai abrir mercado para nós.”
Porteira Aberta Empreender
Quer saber mais? Assista ao programa Porteira Aberta Empreender, uma parceria entre o Sebrae e o Canal Rural, que traz dicas, orientações e mostra histórias reais de micro e pequenos produtores de todo o país.
