fbpx
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Queimadas em canaviais paulistas atingiram 100 mil hectares, estima Orplana

As queimadas nos canaviais paulistas se espalharam por mais de 100 mil hectares, elevando os prejuízos para R$ 800 milhões, estimou nesta quinta-feira (5) a Organização de Associações de Produtores de Cana do Brasil (Orplana).

A entidade, que conta com 35 associações de fornecedores de cana e representa mais de 12 mil produtores, havia estimado até o final do mês passado a área atingida em 80 mil hectares.

Os novos números contabilizam os incêndios registrados no fim de semana dos dias 24 e 25 de agosto e as ocorrências subsequentes até a quarta-feira (4), explicou a Orplana, em nota.

A nova estimativa representa 2,3% da área total de cana de São Paulo, maior produtor do país, com cultivos em 4,3 milhões de hectares.

Foram queimados canaviais em estágio mais próximo da colheita e em rebrota, o que pode impactar a safra do ano que vem. O setor tem citado que as queimadas tiveram origem criminosa.

“Esse cenário de clima seco e falta de chuvas pode impactar a safra futura, mas ainda é cedo para essas previsões. Esperamos que as chuvas deste final de ano venham de forma uniforme e volumosa e a rebrota da cana-de-açúcar aconteça de uma maneira mais tranquila”, disse CEO da Orplana, José Guilherme Nogueira.

Na véspera, a consultoria Datagro reduziu em 9 milhões de toneladas a expectativa da safra de cana do centro-sul do Brasil, para 593 milhões de toneladas em 2024/25, em meio a impactos da seca e após as queimadas.

Com isso, a produção de açúcar do centro-sul do Brasil foi estimada em 39,3 milhões de toneladas na temporada 2024/25, ante 40,025 milhões de toneladas na projeção anterior.

Segundo a Datagro, os incêndios provocaram preocupações sobre as áreas a serem colhidas na próxima safra de 2025/26. Como atingiram áreas de rebrota, isso deve “encorajar os produtores a retardar o início das operações de moagem na próxima temporada”, disse a consultoria.

A Orplana ainda destacou anúncio feito pelo Ministério da Agricultura sobre uma linha de crédito específica para o replantio da cana-de-açúcar nas áreas produtoras afetadas pelas queimadas.

Compartilhe:

Veja também: