O retorno do Coritiba à elite do Brasileirão passa diretamente pelos pés de um camisa 10 que já atuou ao lado de Cristiano Ronaldo na seleção de Portugal.
Anunciado em agosto do ano passado, Josué assumiu o protagonismo em 2025 e é um dos responsáveis pela boa campanha do Coritiba na Série B do Brasileirão – vice-líder, com 34 pontos em 18 partidas.
Com seis gols e cinco assistências na temporada, o meio-campista de 34 anos é o “maestro” do campeão brasileiro de 1985. As atuações fazem lembrar do Josué da época de Porto, quando teve a oportunidade de vestir a camisa da seleção de Portugal.
Foram apenas quatro convocações, mas que ficaram guardadas na memória de Josué. Em entrevista à ESPN, o meio-campista lembrou quando atuou ao lado de Cristiano Ronaldo.
“Uma sensação de orgulho, representar o meu país, representar uma nação é muito importante. Jogar com um jogador com a aura do Cristiano Ronaldo é incrível. Ver de perto o que ele é como profissional e como pessoa foi sem dúvida momentos que nunca vou esquecer e que levo com carinho para minha carreira”, disse.
Depois de se destacar no Porto, Josué rodou por Turquia, Israel e Polônia antes de chegar ao Coritiba. No ano passado, o meio-campista não se destacou e terminou com apenas um gol e duas assistências em 14 partidas.
A campanha ruim na Série B fez a diretoria coxa-branca reformular o elenco para buscar o acesso em 2025. Entre os reforços, teve um que fez a diferença para acelerar a adaptação de Josué: o experiente zagueiro Maicon. Os dois atuaram juntos no Porto em 2013/14.
“A adaptação ao Brasil tem sido bastante boa para mim e para minha família. A língua claramente ajuda e sem dúvida ter o Maicon aqui é uma ajuda imensa, porque é um amigo de longa data, um irmão para mim, uma pessoa que tenho muito carinho e muito respeito”, elogiou.
Com Josué em campo, o Coritiba volta a campo no próximo domingo (27), contra o Amazonas, às 16h (de Brasília), no Estádio Couto Pereira, pela última rodada do primeiro turno da Série B, com transmissão ao vivo no Disney+.