O Fluminense terá a missão de reverter o placar de 1 a 0 nas quartas de final da CONMEBOL Sul-Americana contra o Lanús, nesta terça-feira (23), às 21h30 (de Brasília), depois da derrota sofrida no jogo de ida. Do outro lado, o Tricolor terá que conter o experiente Eduardo ‘Toto’ Salvio, um dos grandes nomes do rival granate.
Aos 35 anos, o atacante voltou ao seu clube de coração em 2024 e, agora, busca conquistar um título com a camisa do time. Para isso, conta com a experiência de ter atuado por muitos anos na Europa, com passagem marcante pelo Benfica. Em Portugal, o argentino conheceu de perto Jorge Jesus.
E a relação dos dois ajudou muito para o sucesso do jogador na Europa. A proximidade, inclusive, era algo que fazia até mesmo os companheiros ‘tirarem sarro’ do atacante.
“A gente dizia que ele era muito ‘filhão’ do Jorge Jesus, o Jesus amava ele. Ele às vezes pegava no pé dos jogadores, mas com o Toto não podia. A gente brincava nos treinos: ‘com o Toto, ele não vai falar’. Eu destacaria ele como um queridinho do Jorge Jesus, não que ele não merecesse, mas brincávamos muito com isso”, revelou Guilherme Siqueira em entrevista à ESPN.
Entre 2010 e 2015, Salvio e Jorge Jesus tiveram 150 jogos juntos, com 108 vitórias. O argentino anotou 38 gols e concedeu 20 assistências. Os dois conquistaram duas vezes o Campeonato Português, uma Taça de Portugal, uma Supertaça e três Copas da Liga.
Mas não era apenas Jesus que gostava do atacante. Em apenas um ano no clube português, Guilherme Siqueira pode presenciar a forma como o companheiro era uma unanimidade.
“Ele vinha de anos no clube, é um ídolo no Benfica. Me surpreendeu como ele era querido por todos no clube, jogadores, funcionários, torcida… ele era um cara de fazer muito e falar pouco. Isso causa uma certa empatia com quem está com ele. Sempre muito trabalhador, pontual, só tenho palavras positivas sobre ele”, disse.
“O Toto foi uma grata surpresa. É um cara que me recebeu muito bem no vestiário, uma pessoa agradável e um profissional exemplar. Quando eu fui embora do Benfica, recebia mensagens dele, homenagens de aniversário. Ele nunca foi próximo a mim no vestiário, mas quando o assunto eram os jogos, sempre foi um cara muito prestativo e presente”, completou.
Agora vestindo as cores de seu clube de coração, ‘Toto’ é uma ameaça ao Fluminense – e Guilherme detalhou bem quais são os pontos de maior necessidade de atenção em seu futebol.
“Atenção que tem que ter na verticalidade. É a principal característica dele, sempre buscando um gol adversário com passes, gols. Um jogador que sempre termina a jogada, tenta definir a jogada o mais rápido possível”, finalizou.
Em 2025, Salvio tem seis gols em 37 jogos, além de três assistências. No jogo de ida, foi dele o passe para o gol decisivo de Marcelino Moreno. Agora, o argentino quer manter a boa fase e colocar o granate em mais uma semifinal de Sul-Americana.