Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Quem é Pedro Morisco, goleiro que está se destacando na Série B

A arrancada do Coritiba rumo à liderança da Série B do Brasileirão teve início quando o goleiro Pedro Morisco retornou de lesão. Desde sua volta, o time do técnico Mozart não perdeu mais, com sete vitórias, dois empates e apenas um gol sofrido. Talvez não seja coincidência…

Morisco, que ficou fora de ação dos sete primeiros jogos do Coxa na Série B por uma fratura na mão esquerda sofrida no Campeonato Paranaense, tem números que impressionam nas estatísticas. Neste sábado, ele encara com o Coritiba o Paysandu, com transmissão ao vivo do Disney+, às 18h30.

Um levantamento feito pelo DataESPN mostra como as atuações de Pedro Morisco estão (muito) acima da média. A pesquisa considerou todos os 161 goleiros com pelo menos os mesmos nove jogos disputados pelo jovem de 21 anos nas duas principais divisões do país (Séries A e B do Brasil) e nas cinco ligas mais importantes do mundo (Premier League, LALIGA, Campeonato Italiano, Campeonato Francês e Bundesliga).

Morisco sofreu 52 chutes em seu gol em toda a Série B. E defendeu 50 (sofreu um gol e viu um chute ser bloqueado por um defensor do Coritiba). Um aproveitamento de 96,2%. Para efeito de comparação, nem Thibaut Courtois no Real Madrid (72%), Gianluigi Donnarumma no PSG (66,7%) ou Manuel Neuer no Bayern de Munique (64%) têm marcas próximas – eles, claro, têm bem mais jogos, contudo.

Nas ligas europeias, Unai Simón, do Athletic Bilbao, registrou o melhor aproveitamento: 77,4% (defendeu 48 dos 62 chutes no alvo que enfrentou). Airton, do Novorizontino, e Marcelo Rangel, do Remo, são os goleiros que chegam mais perto de Morisco no levantamento, com 85,9% das finalizações defendidas.

Morisco também é líder mundial em jogos sem sofrer gols (8 dos 9 jogos que disputou, ou seja, 88,9% das partidas), em quantidade de defesas (média de 5,6 por jogo) e gols prevenidos (média de 0,8 por jogo). Esse último dado calcula a quantidade e qualidade das finalizações adversárias e diminui pelo número de gols sofridos. Na prática, o Coritiba deveria ter tomado quase 1 gol a mais por jogo disputado. Significa que o goleiro tem que trabalhar mais do que a média – e está conseguindo ter atuações também muito acima dela. A prova disso é que Pedro Morisco sofre 16,2 finalizações por partida em média. É o 10º dos 161 goleiros do levantamento que mais vê os adversários chutarem.

As estatísticas estão a favor do camisa 1 do Coritiba também quando a comparação é com os rivais da Série A do Brasileirão. Com menos jogos disputados do que os jogadores que menos sofreram gols na elite do futebol nacional, Pedro Morisco consegue ter números melhores.

Em comparação com os goleiros das melhores defesas da Série A, Pedro Morisco sofreu menos gols e evitou diretamente que os adversários balançassem as redes mais vezes.

Apesar dos 18 gols sofridos no Brasileirão, Rafael é o goleiro com o maior número de gols prevenidos: 4,37. Ou seja, pela estatística o São Paulo deveria ter sofrido pelo menos 22 gols na competição. Ele atuou nos 14 jogos do time. Com 5 partidas a menos, Pedro Morisco evitou 6,94 gols dos adversários. Ele sofreu apenas um gol em 9 jogos, mas deveria ter levado praticamente 8 pelos números.

É necessário alertar que a pesquisa traz apenas uma comparação estatística. Os números não medem dificuldade das competições e nem conseguem definir a qualidade dos jogadores por si só. Contudo, quando os dados são tão acima da média, servem para mostrar que há algo de especial no nome avaliado…

Quem é Pedro Morisco?

Pedro Morisco não precisa dos números para ter o carinho da torcida do Coxa. Criado nas categorias de base do clube que defende desde os 9 anos de idade, surgiu para o futebol nas partidas finais da Série A de 2023, quando o Coritiba já estava rebaixado. Jogou os últimos quatro jogos daquele ano, ainda disputou – com destaque – a Copinha do ano seguinte e voltou ao time principal para nunca mais sair.

O goleiro já é considerado ídolo por muitos torcedores apesar dos 21 anos de idade. Pela identificação com o clube, também é um dos líderes no vestiário do líder da Série B.

No início do ano, teve uma sondagem do Botafogo, mas as conversas sequer chegaram a avançar. Muito por conta do carinho que Morisco tem pelo Coritiba, como garantem pessoas ligadas a ele e ouvidas pela reportagem. O Glorioso foi buscar o reserva de John no rival Athletico-PR e contratou Léo Linck.

Com contrato até o final de 2027, Pedro Morisco sonha em conseguir o acesso com o Coxa e disputar uma Série A completa antes de pensar em novos ares.

Compartilhe:

Veja também: