Steve Harris revela que o Iron Maiden dará uma pausa e não há planos para novas músicas no próximo ano
O Iron Maiden está prestes a fazer uma pausa nas atividades depois de muitos anos de turnês e gravações. De acordo com Steve Harris, baixista, a atual turnê The Future Past será encerrada em dezembro de 2024, e depois disso, a banda planeja tirar um tempo de descanso. Harris revelou em entrevista ao podcast australiano Everblackque, para 2025, não há planos para novos projetos, incluindo a gravação de músicas inéditas.
Nos últimos anos, a banda manteve um ritmo de muitas atividades, passando pela turnê Legacy of the Beast e, mais recentemente, The Future Past, que percorre o mundo até o fim deste ano. Após os shows marcados para os dias 6 e 7 de dezembro em São Paulo, a banda deve interromper suas atividades temporariamente. Steve Harris destacou que essa pausa se deve, em parte, ao foco recente de Bruce Dickinson no projeto solo, The Mandrake Project.
Ainda assim, Harris deixou claro que, mesmo que não haja músicas novas sendo trabalhadas no momento, a banda pode retornar ao estúdio.
Não, não [há música nova sendo feita] no momento. Não há nada em andamento agora. Mas isso não quer dizer que não haverá.
A pausa em 2025 vai marcar os 50 anos da banda, mas o baixista já indicou que não há planos concretos para comemorações ou até uma aposentadoria.
Estou em turnê [tanto com o Iron Maiden, quanto com o seu outro projeto British Lion] pelos próximos quatro meses até o Natal. Não tenho muita certeza do que faremos depois disso. Acho que provavelmente daremos uma pausa com o Maiden por um tempo. Não tenho planos no momento para nada com o British Lion no início do ano que vem. Mas se algo aparecer, acho difícil recusar. Então, veremos.
Os fãs brasileiros ainda terão a chance de ver o Iron Maiden ao vivo em dezembro deste ano, com shows em São Paulo, na turnê que foca nos álbuns Senjutsu (2021) e Somewhere in Time (1986). Apesar da pausa, Dickinson afirmou que voltará ao Brasil em 2025, mas não especificou datas e motivos.