A temporada 2025/26 da Premier League começa nesta sexta-feira (15), com o Liverpool, atual campeão, recebendo o Bournemouth em Anfield, em duelo com transmissão ao vivo do Disney+. E, às vésperas de rolar a bola na Inglaterra, a ESPN criou seu tradicional ranking dos 50 melhores jogadores da liga, que este ano conta com seis brasileiros.
Entre os representantes do Brasil estão Murillo (Nottingham Forest), Savinho (Manchester City), Matheus Cunha (Manchester United), Alisson (Liverpool), Gabriel Magalhães (Arsenal) e Bruno Guimarães (Newcastle, 8º), este o único a figurar entre os dez primeiros colocados.
(Conteúdo oferecido por Novibet, Claro, Ford e C6 Bank)
A análise leva em conta não apenas a qualidade técnica, mas também o tempo de jogo e o impacto nas partidas, priorizando atletas que combinam alto desempenho com regularidade. A ESPN também ponderou a influência ofensiva, destacando que jogadores que geram perigo perto do gol tendem a ter mais valor na avaliação.
O ranking também marca a ausência de três nomes históricos da competição: Kevin De Bruyne (agora no Napoli), Trent Alexander-Arnold (no Real Madrid) e Son Heung-min (no LAFC).
Confira o Top 50:
50. Eberechi Eze, meia, Crystal Palace
49. Antonee Robinson, lateral-esquerdo, Fulham
49. Milos Kerkez, lateral-esquerdo, Liverpool
47. Ismaïla Sarr, atacante, Crystal Palace
46. Kai Havertz, atacante, Arsenal
45. Nathan Collins, zagueiro, Brentford
44. Murillo, zagueiro, Nottingham Forest
43. David Raya, goleiro, Arsenal
42. Martín Zubimendi, meia, Arsenal
41. Marc Guéhi, zagueiro, Crystal Palace
40. Rúben Dias, zagueiro, Manchester City
39. Savinho, atacante, Manchester City
38. Dango Ouattara, atacante, Bournemouth
37. Alex Iwobi, meia, Fulham
36. Jordan Pickford, goleiro, Everton
35. Ollie Watkins, atacante, Aston Villa
34. Yoane Wissa, atacante, Brentford
33. Jarrod Bowen, atacante, West Ham
32. Matheus Cunha, atacante, Manchester United
31. Kaoru Mitoma, atacante, Brighton
30. Bryan Mbeumo, atacante, Manchester United
29. Noni Madueke, atacante, Arsenal
28. Nicolas Jackson, atacante, Chelsea
27. Omar Marmoush, atacante, Manchester City
26. Dominik Szoboszlai, meia, Liverpool
25. Morgan Rogers, meia, Aston Villa
24. Enzo Fernández, meia, Chelsea
23. Ryan Gravenberch, meia, Liverpool
22. Alisson Becker, goleiro, Liverpool
21. Martin Odegaard, meia, Arsenal
20. Youri Tielemans, meia, Aston Villa
19. Jan Paul van Hecke, zagueiro, Brighton
18. Ibrahima Konaté, zagueiro, Liverpool
17. Antoine Semenyo, atacante, Bournemouth
16. Alexis Mac Allister, meia, Liverpool
15. Florian Wirtz, meia, Liverpool
14. Rodri, meia, Manchester City
13. Gabriel Magalhães, zagueiro, Arsenal
12. Moisés Caicedo, meia, Chelsea
11. Josko Gvardiol, zagueiro, Manchester City
10. William Saliba (zagueiro, Arsenal)
Segue sendo um dos melhores defensores do mundo, mas erros decisivos em jogos importantes na última temporada custaram caro. Assim como um bom jogador de linha ofensiva na NFL, a consistência é vital — e falhas pontuais podem anular boa parte de suas qualidades.
9. Bruno Fernandes (meia, Manchester United)
Ninguém pressionou mais o adversário ou acertou mais inversões de jogo na Premier League passada. Foi líder do United em praticamente todas as estatísticas ofensivas e ainda se destacou na recuperação de bolas. Porém, a campanha bastante ruim de seu time atrapalha um pouco a sua posição no ranking.
8. Bruno Guimarães (meia, Newcastle)
Especialista em passes que quebram a linha defensiva: foram 104 no último campeonato, muito acima do segundo colocado (77). É o jogador que cria as condições para o gol, mesmo quando não participa diretamente da finalização.
7. Declan Rice (meia, Arsenal)
Versátil, rápido, bom marcador e ainda eficiente no ataque. Pode atuar em qualquer função no meio-campo e entrega sempre números sólidos de gols e assistências.
6. Virgil van Dijk (zagueiro, Liverpool)
Aos 34 anos, precisou se adaptar e passou a defender de forma diferente, mas manteve a eficiência. Além disso, se tornou ainda mais importante na saída de bola, registrando índices recordes de passes progressivos.
5. Alexander Isak (atacante, Newcastle)
Está no nível de Salah e Haaland em produção ofensiva desde que chegou à Inglaterra, mas precisa manter a regularidade física para ser considerado um craque absoluto da liga. Neste início de temporada, também terá que superar a crise causada por sua transferência frustrada.
4. Bukayo Saka (atacante, Arsenal)
Mesmo perdendo parte da temporada por lesão, ficou entre os líderes de assistências e manteve alta taxa de participação em gols. Evoluiu no índice de gols + assistências esperados, mostrando crescimento constante.
3. Erling Haaland (atacante, Manchester City)
Teve um “ano abaixo”, mas ainda terminou com 19 gols (excluindo pênaltis) e três assistências. Desde que chegou, marcou 18 gols a mais que qualquer outro jogador da liga sem contar pênaltis.
2. Cole Palmer (meia, Chelsea)
Um dos mais completos da Premier League. Finaliza, cria, conduz e pressiona. Apesar de queda nos números de gols no segundo turno, manteve o alto nível e se consolidou como estrela do campeonato.
1. Mohamed Salah (atacante, Liverpool)
Artilheiro e líder em assistências, passes e toques na área adversária. Simplesmente dominou todos os aspectos ofensivos da liga e segue como o jogador mais decisivo da Premier League.