A Rádio CBN Curitiba aderiu ao Pacto das Eleições no Caminho da Paz, lançado pelo Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR), nesta sexta-feira (23). De acordo com o tribunal, a iniciativa é um convite para que partidos políticos, entidades públicas e empresas privadas se comprometam a combater desinformação, assédio eleitoral e fraudes neste período de eleições municipais.
O presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Paraná, desembargador Sigurd Bengtsson, disse que a participação dos veículos de imprensa é importante para a iniciativa e defendeu o debate de ideias em vez de conflitos.
O termo de adesão à iniciativa do tribunal, considera que há importância dos veículos de comunicação no papel de fornecer “espaços seguros para debates políticos e para a divulgação de propagandas eleitorais”. Neste contexto, o TRE-PR pretende promover o combate à desinformação e ao discurso de ódio.
SAIBA MAIS:
As ações vão contar com apoio do Ministério Público Eleitoral e também da Universidade Federal do Paraná. O chefe do Departamento de Direito Público da UFPR, advogado Rodrigo Luís Kanayama, disse que a iniciativa deve se estender após o período eleitoral em prol de um ambiente democrático.
A diretora da Faculdade de Direito da UFPR, professora Melina Girardi Fachin, comenta que o período eleitoral é um momento para debate das ideias e destacou o papel do Direito na prevenção aos abusos eleitorais.
Além da cooperação com os assinantes do pacto, o Tribunal Regional Eleitoral também deve divulgar informações e tirar dúvidas sobre o processo eleitoral em suas redes sociais e também pelo site oficial tre-pr.jus.br.