Com uma falha grave na pesagem oficial, Rafael Estevam ficou perto de sequer competir no UFC Vegas 108. Multado pela infração, o brasileiro se manteve no card e fez valer o esforço. No único combate 100% verde-amarelo da noite no Apex, Macapá usou o estilo carrapato para vencer por pontos o compatriota Felipe Bunes na decisão unânime dos juízes.
Com o triunfo, o atleta da Nova União ampliou sua invencibilidade no MMA profissional – agora com um cartel de 14-0. Estratégico, Macapá usou e abusou do jogo de quedas e controle no solo para levar a melhor contra Felipe. Perigoso, Bunes chegou a ameaçar Rafael em alguns momentos, mas não fez o suficiente para conter o ímpeto do compatriota.
A luta
Os atletas começaram o duelo ativos, chutando bastante. Após um minuto de estudo, Macapá buscou a queda – bem defendida por Felipe no primeiro momento. Em seguida, foi a vez de Bunes tentar levar o duelo para o solo e Rafael defender bem a investida. Na segunda tentativa, Macapá conseguiu mudar de nível e cair por cima no chão. Por baixo, Felipe tentou surpreender com um triângulo, mas sem sucesso. Nos segundos finais, Macapá quase foi finalizado, mas resistiu até o soar do gongo.
Rafael começou a segunda parcial marchando para frente e pressionando o compatriota contra a grade. Em resposta, Felipe encaixou uma boa sequência de boxe para afastar o rival. No tempo certo, Macapá conseguiu a queda. Com a guarda ativa, Bunes novamente tentou dar o bote no triângulo, mas viu o adversário defender. Impondo um ground and pound efetivo, Estevam abriu margem no assalto. O atleta da Nova União terminou a parcial nas costas de Felipe.
Fiel à estratégia, Macapá rapidamente buscou a queda no início do terceiro e último round. Dessa vez, entretanto, Bunes conseguiu afastá-lo e se reerguer. Aguerridos, os brasileiros trocaram golpes francos no centro do octógono. Após a interação, Rafael novamente derrubou seu adversário. Por baixo, Felipe quase surpreendeu com uma kimura, mas acabou cedendo as costas no berimbolo. Com o cadeado fechado, Rafael terminou o combate em vantagem no solo.