O Governador do Paraná, Ratinho Junior (PSD) decretou luto oficial de três dias pela morte de 62 pessoas que estavam em um avião que saiu do Aeroporto Regional de Cascavel, no oeste do Paraná, e caiu em Vinhedo, São Paulo.
A queda foi na tarde desta sexta-feira (9). A aeronave tinha como destino Guarulhos, em São Paulo. Estavam a bordo 57 passageiros e 4 tripulantes, segundo a Voepass Linhas Aéreas, antiga Passaredo, companhia aérea dona da aeronave. Ninguém sobreviveu.
“É um dia triste. Todo acidente aéreo é uma uma fatalidade que choca todo mundo por ser uma coisa que não é dentro da normalidade. Ainda há pouca informação sobre as vítimas que estavam no avião, mas quero deixar minha solidariedade às famílias”, lamentou o governador.
Ratinho Junior e o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, estão a caminho de Vinhedo para acompanhar os desdobramentos do acidente aéreo. Eles estavam juntos em um evento no Espírito Santo.
Mobilizações
Segundo a Voepass Linhas Aéreas, trata-se de um avião turboélice de passageiros, modelo ATR-72. O Corpo de Bombeiros, a Defesa Civil e a Polícia Militar estão atendendo a ocorrência no local.
A Força Aérea Brasileira (FAB) informou que investigadores do Quarto Serviço Regional de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (SERIPA IV), órgão regional do Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa), localizados em São Paulo, estão a caminho para realizar a “ação Inicial da ocorrência”.
O Aeroporto Regional de Cascavel informou que organizou uma operação padrão de emergência para entrar em contato com as famílias das vítimas que estavam na aeronave.
O governo de São Paulo diz que está enviando reforços ao local.
Segundo o secretário de Segurança de Vinhedo, Osmir Cruz, a aeronave caiu próximo de uma residência com moradores dentro, mas nenhuma pessoa em solo ficou ferida.
A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) lamentou o acidente e disse que vai monitorar “a prestação do atendimento às vítimas e seus familiares pela empresa, bem como adotando as providências necessárias para averiguação da situação da aeronave e dos tripulantes”.
A Polícia Federal instaurou inquérito para investigar o caso.
Fonte: g1