A Receita Federal apreendeu, na noite desta quarta-feira (14), 56,5 kg de cocaína no Terminal de Contêineres de Paranaguá, no Litoral do Paraná. Mochilas com tabletes de cocaína foram encontradas em um contêiner com compensados de madeira, em uma carga que seria enviada para a França.
A análise de imagens de escâner detectou a droga e uma cadela de faro da Receita Federal confirmou a suspeita.
A droga foi inserida no contêiner sem o conhecimento do exportador. Junto com os entorpecentes, foi encontrado um alicate utilizado para abrir a unidade de carga e o lacre original do contêiner.
Com a apreensão desta quarta, já são 1.206,5 kg de cocaína apreendidos pela Receita Federal no porto paranaense em 2024. Essa é a décima terceira apreensão no ano.
Operação
Na terça-feira (13), a Polícia Federal, com apoio da Receita Federal, deflagrou a Operação Looping, com o objetivo de combater uma organização criminosa voltada ao tráfico transnacional de drogas, com atuação em portos no sul do Brasil, entre eles, o de Paranaguá.
A PF informou que, durante as investigações, descobriu-se que, para traficar a droga, a organização criminosa atuava desde a cooptação de funcionários dos portos até a criação de empresas de logística e de carregamento e transporte de contêineres.