A cidade de Bom Jardim da Serra, na região serrana de Santa Catarina, registrou a temperatura mais baixa do ano no Brasil até agora: -10,4 °C, às 6h da manhã desta quarta-feira, 2. O valor superou o recorde anterior de 2025, de -8,2 °C em Urupema, também em Santa Catarina, no último dia 24 de junho.
O frio intenso é consequência principalmente de uma nova massa de ar polar que chegou ao país no início da semana. Ela provocou, do mesmo modo, marcas históricas de temperatura em países vizinhos como Chile e Argentina. De acordo com especialistas, as temperaturas em algumas regiões do Cone Sul não ocorriam há mais de 80 anos.
Recorde de frio: cidades sentem o impacto
Além de Bom Jardim da Serra, outras cidades do Sul do Brasil enfrentaram da mesma forma mínimas negativas na madrugada de quarta-feira. Confira:
- Pinheiro Machado (RS): -9,1°C
- Painel/Fazenda Velha (SC): -8,8°C
- São Joaquim/Caminhos da Neve (SC): -8,1°C
- Urupema/Parque exposição (SC): -7,8°C
- Urubici/Vacas Gordas: -6,6°C
- São José dos Ausentes (RS): -5,3°C
- Bom Jesus (RS): -5,2°C
Segundo o Climatempo, a quinta-feira ainda registraria frio intenso, com possibilidade de novas mínimas abaixo de zero, especialmente nas áreas mais elevadas. Há previsão de geada generalizada no Rio Grande do Sul, em Santa Catarina e no sul do Paraná.


A massa de ar polar começa a se afastar nesta sexta-feira, 4, deslocando-se para o oceano. Com isso, as temperaturas devem subir um pouco, alcançando máximas em torno de 18 °C. No entanto, o ar ainda permanece frio, o que manterá as noites geladas e as tardes com clima ameno em grande parte da região Sul.
+ Leia mais notícias de Brasil na Oeste