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Redes sociais ajudam alavancar as vendas no campo

A tradição da cachaça artesanal, que começou com o bisavô João Rocha Gusmão nos anos 1930, hoje ganha o mundo pelas mãos de Halyson Gusmão, produtor rural no Vale do Mucuri, nordeste de Minas Gerais. 

O que começou à beira da estrada de ferro com o plantio de cana e produção rústica, passou de geração em geração até alcançar o universo digital.

“Tá no sangue”, resume Gusmão, que hoje cuida de toda a cadeia: da colheita da cana ao envelhecimento do destilado e comercialização. 

Mas a virada de chave veio quando procurou o Sebrae/MG para legalizar o negócio iniciado por seu pai, Carlos Avelino. “O Sebrae foi fundamental. Com isso, eles me orientaram passo a passo até o registro junto ao Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA)”, conta.

Além da legalização, o Sebrae também ajudou a estruturar o marketing digital da cachaçaria, criando o site e impulsionando a atuação nas redes sociais. “Fiz o Empretec e outros cursos. E hoje a maior parte das minhas vendas vem do Instagram e do WhatsApp Business”, explica Gusmão.

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Homem com camiseta preta, sentado e à sua frente, garrafas de cachaça que ele produz Homem com camiseta preta, sentado e à sua frente, garrafas de cachaça que ele produz
Halyson Gusmão, produtor rural. Foto: Aqrquivo pessoal.

Porém, se antes o produtor rodava mais de mil quilômetros por semana visitando clientes, agora, boa parte dos pedidos chega virtualmente.

“Eu não pensava que seria tão rápido. Hoje o cliente me chama no WhatsApp, pergunta como comprar e eu direciono para o site. Ainda não tem e-commerce, mas já está em desenvolvimento com o Sebrae/MG.”

A mudança no modelo de vendas trouxe praticidade, segurança e um novo fôlego para o negócio familiar. A cachaça mineira, que já percorreu as trilhas do Vale do Jequitinhonha, agora chega até o Canadá e aos Estados Unidos. “É gratificante, porque tem muito suor, muito trabalho e dedicação por trás”, diz Gusmão.

Participando pela segunda vez de uma feira internacional de turismo, Halyson Gusmão conta com orgulho sua trajetória. “Ano passado fechei vários contratos pela rodada de negócios. Este ano estou focado na Rota Bahia-Minas, mas é sempre uma oportunidade valiosa.”

Com orgulho da história familiar e visão empreendedora, Gusmão mostra que tradição e inovação podem andar juntas.


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