O Reino Unido anunciou a liberação de 45 mil vistos de trabalho sazonal em 2025 para estrangeiros que buscam empregos na agropecuária. A medida foi anunciada por Daniel Zeichner, ministro da Segurança Alimentar e Assuntos Rurais do governo britânico.
“Este governo reconhece que a segurança alimentar é a segurança nacional, e isso só pode ser alcançado apoiando as empresas de alimentos e agricultura”, disse Zeichner. “A confirmação da alocação de vistos de trabalhador sazonal para 2025 dá certeza aos cultivadores e produtores, permitindo que planejem com antecedência e garantam a mão de obra de que precisam para crescer e prosperar.”
Os trabalhadores com o visto poderão permanecer no país por até 6 meses — a permissão, contudo, não se estende à família. Eles desempenharão funções em criações de aves e lavouras de horticultura — frutas, hortaliças, ervas, flores, cogumelos, etc. O empregado não pode trabalhar em outras funções.
“Isso proporcionará certeza e ajudará o setor a garantir a mão de obra e as habilidades necessárias para levar ao mercado produtos britânicos de alta qualidade, incluindo morangos, ruibarbo, peru e narcisos”, afirma o governo do Reino Unido em nota.
Aptos para o trabalho sazonal do Reino Unido
O visto é concedido apenas para maiores de 18 anos que já tenham uma proposta de trabalho no Reino Unido — o que é comprovado por meio do “Certificate of Sponsorship” (Certificado de Patrocínio, em tradução livre). Além disso, é necessário possuir um documento em que o empregador se compromete a arcar com as despesas do trabalhador ou ter pelo menos £ 1.270. A quantia é considerada satisfatória para sobreviver por um mês no Reino Unido.