A maioria dos deputados federais avalia de forma negativa o relacionamento entre o governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o Congresso Nacional, de acordo com levantamento Genial/Quaest divulgado nesta quarta-feira, 2.
+ Leia mais notícias de Política em Oeste
Segundo os dados, 51% dos parlamentares enxergam a relação como negativa, enquanto 30% a classificam como regular e 18% apontam avaliação positiva. Apenas 1% não soube ou preferiu não responder à pesquisa.
O estudo, realizado entre 7 de maio e 30 de junho, ouviu 203 deputados federais presencialmente e pela internet, com margem de erro de 4,5 pontos porcentuais. Houve piora em comparação a maio de 2024, quando 43% consideravam a relação negativa; 22%, positiva; e 33%, regular.
Leia mais: “O Congresso humilha o governo”, artigo de Silvio Navarro publicado na Edição 275 da Revista Oeste
Entre deputados de oposição, 78% veem a relação com o governo como negativa. Entre independentes, esse índice é de 65%. Já entre governistas, a maioria, 42%,a classifica como positiva, 39% acham que ela é regular e 19% a avaliam como negativa.
Percepção sobre a gestão de Hugo Motta


Sobre a condução do presidente da Câmara, o deputado Hugo Motta (Republicanos-PB), o cenário é mais favorável. A pesquisa mostra que 68% dos deputados consideram sua gestão positiva, 25% a avaliam como regular e 6% apontam aspecto negativo. Outro 1% não opinou.
Os parlamentares governistas e os independentes são os que mais aprovam a gestão de Hugo Motta, com 77% e 82% de avaliações positivas, respectivamente. Entre oposicionistas, apenas 47% têm opinião favorável, enquanto 42% veem a gestão como regular e 9%, como negativa.
Leia também: “O desmonte do Itamaraty”, artigo de Adalberto Piotto publicado na Edição 275 da Revista Oeste

