Os clubes brasileiros dominaram a Copa Libertadores da América nos últimos anos. No dia 29 de novembro, Palmeiras e Flamengo farão a grande final da competição deste ano e vão escrever mais um importante capítulo para o país do futebol: será a sétima final de Libertadores entre clubes do Brasil. Os rivais vão reeditar a decisão de 2021, quando o clube paulista levou a melhor na prorrogação com gol de Deyverson.
Além do Brasil, a Argentina também já teve uma final entre dois clubes do país. Em 2018, o River Plate conquistou o título sobre o Boca Juniors no estádio Santiago Bernabéu, na Espanha. A TNT Sports Brasil vai relembrar todas as decisões brasileiras na final da Libertadores. Confira:
- 2005 – São Paulo x Athletico Paranaense
No dia 6 de julho de 2005, o Tricolor começou sua caminhada rumo ao tri da América contra o Furacão. A partida foi realizada no Beira-Rio, já que a Arena da Baixada, casa do Athletico, não tinha capacidade para receber a final. Após o clube paranaense abrir o placar com Aloísio, o Tricolor paulista empatou a partida com gol contra de Durval.
No dia 14 de julho, os times se reencontraram no Morumbi para o jogo decisivo e os donos da casa não tomaram conhecimento dos visitantes. O São Paulo aplicou uma sonora goleada por 4×0 (gols de Amoroso, Fabão, Luizão e Diego Tardelli) e levantou o caneco do tricampeonato continental.

- 2006 – Internacional x São Paulo
No ano seguinte ao tri, o São Paulo enfrentou o Inter na grande decisão da competição. A partida de ida foi disputada no Morumbi no dia 9 de agosto. O Colorado conseguiu abrir 2×0 com dois gols de Rafael Sóbis e o Tricolor diminuiu aos 30 do segundo tempo com Edcarlos.
Após a derrota por 2×1 no primeiro jogo, o clube paulista precisava da vitória de qualquer jeito na volta, mas foi o Inter quem abriu o placar no Beira-Rio com Fernandão. O zagueiro Fabão chegou a empatar, mas Tinga colocou os gaúchos novamente na frente. Aos 40 do segundo tempo, Lenílson empatou em 2×2, mas já era tarde demais e o Inter comemorou seu primeiro título continental.

- 2020 – Palmeiras x Santos
A segunda final única da história da Libertadores foi disputada no Maracanã, no dia 30 de janeiro de 2021. Na ocasião, a partida foi disputada no ano seguinte por causa da pandemia de Covid-19. Dentro de campo, Palmeiras e Santos fizeram um jogo morno e com poucas chances para ambos os lados.
Por causa das paralisações e confusões, o árbitro Patricio Loustau deu 14 minutos de acréscimos. Quando a partida já se encaminhava para a prorrogação sem gols, Rony lançou a bola na área e o atacante Breno Lopes, de cabeça, abriu o placar para o Palmeiras. Foi o segundo título de Libertadores da história do Verdão.

- 2021 – Palmeiras x Flamengo
A final da temporada 2021 marcou o encontro entre os campeões da Libertadores de 2019 e 2020. Palmeiras e Flamengo disputaram a terceira decisão em jogo único, realizada no dia 27 de novembro de 2021, no estádio Centenário, em Montevidéu, no Uruguai.
Logo aos 5 minutos de jogo, Raphael Veiga abriu o placar para o Verdão. O Rubro-Negro foi atrás do resultado, pressionou o adversário, mas conseguiu empatar apenas aos 27 minutos da segunda etapa, com Gabigol. No início da prorrogação, após erro histórico do meia Andreas Pereira, o atacante palmeirense Deyverson roubou a bola e colocou o clube paulista na frente do placar. Foi o terceiro título de Libertadores do Palmeiras e o segundo de maneira consecutiva.

- 2022 – Flamengo x Athletico
Vindo de uma dolorosa derrota na final da Libertadores de 2021 para o Palmeiras, o Flamengo lutava pelo seu terceiro título da competição. Já o Athletico Paranaense, que já havia sido vice em 2005, buscava sua primeira taça. No dia 29 de outubro de 2022, os rubro-negros se enfrentaram na quinta final da competição entre clubes brasileiros.
Assim como em 2019, a estrela da partida foi o atacante Gabigol. Aos 43 minutos de jogo, o zagueiro Pedro Henrique, do Furacão, foi expulso, dificultando a vida da equipe paranaense. Minutos depois, no finalzinho da primeira etapa, Everton Ribeiro deu uma bela assistência para Gabriel Barbosa marcar o único gol do jogo. Foi o terceiro título de Libertadores do Flamengo em quatro finais disputadas.

- 2024 – Botafogo x Atlético-MG
Na temporada passada, enquanto o Atlético-MG buscava o bicampeonato, o Botafogo buscou o título inédito em sua centenária história. No dia 30 de novembro de 2024, os alvinegros se enfrentaram no Monumentald e Nuñez, em Buenos Aires, na Argentina, marcando a sexta final entre clubes brasileiros.
A partida começou tensa para o Botafogo, quando Gregore foi expulso logo aos 2 minutos de jogo. Mesmo com menos um em campo, o Glorioso abriu o placar com Luiz Henrique. Nove minutos depois, Alex Telles ampliou o placar em cobrança de pênalti. Vargas diminuiu o placar no início do segundo tempo. Porém, Júnior Santos matou o placar com um gol já nos acréscimos da segunda etapa. Foi o primeiro título de Libertadores da história do Botafogo.



