Técnico do Fluminense, Renato Gaúcho rebateu as críticas após eliminar o Bahia e garantir vaga na semifinal da Copa do Brasil. E valorizou a classificação tricolor na competição.
Em coletiva após a vitória por 2 a 0 no Maracanã, Renato citou as críticas feitas ao seu time e pediu reconhecimento à campanha feita na Copa do Brasil, com eliminações para cima de Internacional e Bahia em sequência.
O comandante tricolor ainda citou o tempo de descanso e treino que os jogadores tiveram durante a pausa para a data Fifa como um diferencial para a atuação desta quarta.
“Temos que valorizar muito essa classificação. Muita gente critica o meu grupo. Nós pegamos, nas oitavas, o Internacional, que é uma potência do futebol brasileiro. Depois, Bahia nas quartas, eliminamos. Acima de tudo, temos que dar os parabéns ao meu grupo. Acreditamos, seguimos em três competições e não é nada fácil. Tivemos a parada para a data Fifa, eu dei quatro dias de folga para o grupo. Eles precisavam, estávamos em uma sequência direta desde o Mundial de Clubes. E treinei quatro ou cinco dias, principalmente, a parte tática. Resultou hoje em um domínio total do Fluminense sobre o Bahia. Tivemos tempo durante a semana para treinar bola parada, jogadas ensaiadas, fizemos bastante isso na segunda, e o gol saiu na bola parada”, disse.
“O que eu quero falar com isso? Tem muitos clubes no Brasil em vantagem porque jogam uma vez por semana. A gente vem em uma sequência de, a cada três dias, disputar jogos decisivos em todas as competições. Fora o desgaste do Mundial. Nós sabíamos que o Bahia ia se defender bem, como costumam fazer, por isso treinamos tanto para quebrar a linha deles, conseguimos quebrar e fazer os dois gols”, prosseguiu.
“Quando falo que precisamos de mais tempo para treinar é isso. Porque, a cada três dias, no dia seguinte, o time faz gelo, massagem. Dois dias depois só pode treinar 10, 15 minutos e no terceiro já estou em campo de novo. Fica difícil para os jogadores, são seres humanos. Por isso, eu mudo a equipe, para não perder ninguém, procuro dar oportunidade para todo mundo. É necessário essa mesclagem, senão ninguém aguenta. Hoje, o Fluminense foi melhor que o Bahia novamente, fomos melhores lá, também. Medimos força com um grande time do futebol brasileiro e nos classificamos.”
Autor do gol da classificação, já nos minutos finais, Thiago Silva também foi tema na coletiva. E Renato rasgou elogios ao veterano e disse, inclusive, que o defensor merece disputar a Copa do Mundo de 2026 com a seleção brasileira.
“Me dá prazer ver o Thiago Silva jogar. Foi um monstro de novo, jogou muito, é um líder. Quando eu falo que ele ainda merece disputar uma Copa do Mundo eu não falo à toa. Hoje, ele deu uma aula de futebol.”
No Maracanã, o Fluminense definiu a classificação no segundo tempo. Canobbio, de pênalti, e Thiago Silva fizeram os gols que levaram os cariocas á semifinal, após derrota por 1 a 0 para o Bahia na ida, na Arena Fonte Nova.
Agora, o Flu encara o vencedor do clássico carioca entre Botafogo e Vasco, que se enfrentam nesta quinta (11), no Nilton Santos. Na ida, empate por 1 a 1 em São Januário.