O empate do Fluminense com o Lanús e a consequente eliminação da CONMEBOL Sul-Americana marcou provavelmente o último jogo de Renato Gaúcho no comando da equipe. Logo após o jogo, em entrevista coletiva, o treinador confirmou que conversou com o presidente do Tricolor, Mário Bittencourt, e pediu demissão.
“Eu nem deveria estar falando isso para vocês, porque quem vai se manifestar é o presidente. Mas essas perguntas todas, de alguns gênios da internet, e muita gente vai atrás desses gênios, eu acabei, antes de vim pra cá, de pedir demissão pro presidente. A partir de agora, vai estar outro cara aqui, vocês vão fazer as mesmas perguntas pra ele e eu quero ver as respostas que ele vai dar, eu quero ver se ele vai colocar o time que o torcedor quer ou o time da cabeça dele. Eu sempre procurei fazer o melhor possível para o clube, em todos os sentidos, em todas as competições. Infelizmente saímos hoje da competição, mas estamos muito bem no Campeonato Brasileiro e muito bem na Copa do Brasil. Se o Fluminense estivesse mal no Brasileiro, eu não estaria saindo. Como o Fluminense está bem, vou sair pra descansar minha cabeça e deixar alguns gênios da internet continuar falando de futebol, já que entende pra caramba.”
Durante a partida, Renato foi chamado de “burro” por parte da torcida tricolor. Questionado sobre as críticas, o treinador rebateu e disse estar acostumado com o ambiente hostil do futebol e citou até Pep Guardiola, comandante do Manchester City.
“Eu, acima de tudo, estou bem vacinado contra o futebol, sei da minha capacidade. Hoje em dia, o Guardiola, que eu considero o melhor treinador do mundo, no início do ano estava sendo chamado de burro. Hoje em dia no futebol nada mais me surpreende. Nada, nada, nada. Dentro e fora de campo, justamente devido essas redes sociais. Todo mundo é treinador hoje em dia, todo mundo pega a rede social e opinam, as pessoas vão atrás dessas pessoas que não entendem nada. Não são todos, mas muitos das redes sociais não entendem nada de futebol, mas fazem opinião pública. Aí quem paga o pato é o treinador, é o jogador. Eu dei uma entrevista uns dois meses atrás e hoje estou repetindo, acabou o futebol com as redes sociais, tanto para o jogador quanto para o treinador. Hoje em dia tem uma guerra de críticas, ninguém é bom, quando ganha tem alguns elogios. O futebol está caminhando, na verdade já encaminhou, para um caminho que infelizmente, todos nós, jornalistas, treinadores, jogadores e torcedores, estão perdendo. O futebol está acabando, está no finalzinho, está no finalzinho. Essa é uma opinião minha.”
O Fluminense chegou a abrir o placar com Canobbio, ainda no primeiro tempo, o que mantinha a esperança da classificação. No entanto, Aquino empatou para o Lanús na etapa final e garantiu a vaga dos argentinos. Com o resultado agregado de 2 a 1, o Tricolor se despediu precocemente da competição.
1:26
Fluminense sai na frente, mas leva o empate e está eliminado da Sul-Americana; VEJA
Fluminense e Lanús se enfrentaram pelo jogo de volta das quartas de final da CONMEBOL Sul-Americana