O repórter Lucas Martins, da Band, empurrou e puxou pelo braço a jornalista Grace Abdou, da Record, durante uma transmissão ao vivo nesta terça-feira, 1º, em Alumínio, no interior de São Paulo. O episódio ocorreu durante a cobertura do desaparecimento de duas adolescentes, Layla e Sofia, de 16 e 13 anos, e foi exibido pelos programas Brasil Urgente e Cidade Alerta.
As imagens mostram Martins aproximando-se de Grace enquanto tentava entrevistar familiares das jovens. Ao perceber que a colega se movimentava na frente da câmera, ele reagiu de forma agressiva. “Não, dá licença, Grace, ah, tá louca?”, disse o repórter da Band.
🚨URGENTE – Lucas Martins, jornalista da Band, agride repórter Grace Abdou durante cobertura ao vivo em São Paulo pic.twitter.com/nJAzvoSdQs
— SPACE LIBERDADE (@NewsLiberdade) July 1, 2025
Grace protestou: “Peraí”. Na sequência, perguntou se ele estava ao vivo. “Tô ao vivo, querida”, respondeu Martins. Ao ser cobrada por tê-la empurrado, ele justificou: “Porque você tá entrando na minha frente propositalmente e não foi a primeira vez que isso acontece”.
O apresentador Reinaldo Gottino, da Record, classificou a atitude como “covarde” e lamentou o ocorrido. “Nossa repórter está indo à polícia nesse momento depois dessa agressão covarde que aconteceu na cobertura de um caso”, disse durante o Cidade Alerta. As imagens também mostram o momento em que Martins puxa Grace pelo braço com força para retirá-la do local.
Leia mais:
Atitude da Band e reações no ar
Durante a transmissão, o comentarista Renato Lombardi criticou o comportamento do repórter da Band. “Nunca vi isso, com sinceridade, nunca vi”, declarou. “Nunca vi entre jornalistas. Jornalista não age dessa maneira.”
A Record emitiu uma nota oficial, onde afirmou que “condena veementemente a agressão” e informou que “o boletim de ocorrência foi registrado e medidas judiciais cabíveis serão tomadas”. A Band também se manifestou e disse que “não compactua com o episódio” e ressaltou que o repórter “possui uma extensa trajetória profissional” na emissora.
O repórter Lucas Martins voltou ao ar na Band e pediu desculpas pela “atitude inaceitável” com a colega da Record pic.twitter.com/9EcrzRabEd
— Ricardo S (@RickSouza) July 1, 2025
+ Leia mais notícias de Imprensa em Oeste
Durante o Brasil Urgente, o apresentador Joel Datena saiu em defesa do colega. “O Lucas é um cara de uma educação estupenda, um dos mais educados em todos os sentidos”, afirmou. “Quem conhece o Lucas Martins sabe muito bem, vocês viram no fino trato com as pessoas.”
Pouco depois do incidente, Martins pediu desculpas ao vivo. “Na disputa por espaço, tive uma atitude inaceitável, empurrei a repórter da Record, Grace Abdou, colega de muitos anos”, desculpou-se. “Foi um episódio lamentável, uma atitude inaceitável da minha parte. Profundamente arrependido.”
Leia também: “Jornalismo suicida”, artigo de Branca Nunes publicado na Edição 212 da Revista Oeste