Nas montanhas do Espírito Santo, em Domingos Martins, a cerca de 50 km da capital, Vitória, está o restaurante Cordillera Mar e Fuego, que vem ganhando destaque por unir sabor, história e valorização da produção agrícola local.
Com um ar nostálgico e uma decoração rústica que acolhe os turistas, o restaurante está sob o comando do chef Paulo Buzon. A casa se firmou como referência em parrilla argentina e frutos do mar, conquistando não apenas prêmios, mas também a fidelidade de clientes e turistas que buscam experiência única e repleta de sabores.
“No ano passado, fui agraciado com a vitória em um reality show de churrasco, o que agregou um valor muito significativo ao restaurante. Neste ano, o restaurante também foi premiado como o melhor restaurante de cozinha contemporânea nas montanhas capixabas”, conta Buzon orgulhoso dos seus 15 anos dedicados à gastronomia.
Comprometido com os detalhes dos pratos e com a qualidade, ele busca pessoalmente cada ingrediente, priorizando os micro e pequenos produtores rurais da região.
“Só compro os ingredientes de produtores rurais daqui. Isso garante um produto diferenciado, porque podemos conversar diretamente com o produtor e pedir exatamente o que precisamos. Assim como folhas, queijos, embutidos e até ovos chegam frescos”, explica o chef. Atualmente, cerca de 30 produtores locais são beneficiados pelas compras do restaurante.
- Participe do Porteira Aberta Empreender: envie perguntas, sugestões e conte a sua história de empreendedorismo pelo WhatsApp
Cerveja artesanal e pousada histórica

O Cordillera Mar e Fuego está integrado à Cervejaria Altezza, do Angelo Afonso Rigo, que produz cervejas artesanais e recebe turistas desde que, por acaso, decidiu abrir as portas. “Começou sem planejamento. As pessoas vinham, o público cresceu naturalmente e decidimos profissionalizar, abrindo restaurante e, depois, a pousada”, conta Rigo.
A pousada, instalada em um casarão do século XIX preservado, é administrada por Regina, esposa de Rigo, que cuida de cada detalhe da hospedagem.
“Enquanto ela garante conforto e acolhimento, eu sigo produzindo as cervejas artesanais”, complementa Rigo.
Essa integração de talentos e negócios mostra como o turismo rural pode preservar tradições, gerar renda e encantar visitantes com experiências autênticas e saborosas.
Porteira Aberta Empreender
Quer saber mais? Assista ao programa Porteira Aberta Empreender, uma parceria entre o Sebrae e o Canal Rural, que traz dicas, orientações e mostra histórias reais de micro e pequenos produtores de todo o país.
