São Paulo e Athletico-PR fazem o jogo de ida das oitavas de final da Copa do Brasil nesta quinta-feira (31), às 19h30 (de Brasília), no Morumbis, onde o Tricolor bateu o Furacão e conquistou o até então inédito no Brasil tricampeonato da CONMEBOL Libertadores, há 20 anos.
Mas se engana quem pensa que há vantagem do time paulista no confronto contra os paranaenses em mata-matas.
Embora tenha vencido o embate mais importante, justamente a grande final da Libertadores de 2005, com direito a goleada por 4 a 0, em geral quem manda no duelo nas eliminatórias é o Furacão.
Em seis mata-matas até agora, são cinco triunfos athleticanos, contra apenas um tricolor.
Pela Copa do Brasil, na única vez em que duelaram, em 2018, o Athletico-PR eliminou o São Paulo na capital paulista.
Após vencer em Curitiba por 2 a 1, o Furacão tomou um susto e viu o Tricolor reverter essa vantagem em apenas 35 minutos, abrindo 2 a 0. Mas a equipe então treinada por Fernando Diniz buscou o empate e eliminou o São Paulo em pleno Morumbis, com 4 a 3 no agregado.
Rebaixado no centenário, Athletico-PR tem ‘time de Série A’ na Série B
Com direito a três ex-jogadores do São Paulo — o zagueiro Léo, o meio-campista Patrick e o atacante Alan Kardec –, o Furacão ainda conta com o goleiro Santos, campeão da Libertadores pelo Flamengo, no gol, o meia Giuliano, ex-Corinthians, Internacional e Santos, e um time que mescla experiência com bons e promissores valores sob comando de Odair Hellmann, treinador com boa passagem pelo Fluminense no Brasileirão.
Até aqui, porém, a Série B do time paranaense é decepcionante. O número alto de lesões certamente contribui para isso.
Uma das baixas é Luiz Fernando, artilheiro da Copa do Brasil ao lado de Germán Cano, ambos com quatro gols.
As esperanças de gols do time são Kevin Viveros, contratação mais cara da história do clube, superando o hoje atacante do Palmeiras Vitor Roque, e o próprio Alan Kardec, que deve começar no banco do colombiano.
Contratado pelo Athletico junto ao Atlético Nacional, da Colômbia, desfalcando o rival do São Paulo nas oitavas da Libertadores, Viveros marcou seus dois primeiros gols com a camisa do Furacão no domingo (27), em empate por 2 a 2 contra o América-MG em Belo Horizonte.
No confronto pela Série B, o Furacão esteve em vantagem duas vezes, com dois gols de Viveros com assistências de Stiven Mendoza, ex-Corinthians e Santos, mas não pôde segurar o resultado que o reaproximaria do G-4, principal objetivo do ano.
4:21
Willian Bigode faz nos acréscimos, e América-MG busca empate contra o Athletico-PR na Série B; veja como foi
Equipes empataram por 2 a 2 no Estádio Independência
Rebaixado em 2024 pela primeira vez desde 2011, o time era cotado como um dos favoritos ao acesso à Série A, mas faz campanha abaixo do esperado no primeiro turno, com 25 pontos em 19 jogos.
Na Copa do Brasil, para chegar até as oitavas deste ano, o Furacão eliminou Pouso Alegre, Guarany de Bagé e Brusque. O Tricolor, por sua vez, entrou na terceira fase e bateu o Náutico vencendo os dois jogos.
Para Athletico-PR e São Paulo, o primeiro grande teste na Copa do Brasil será agora, já nas oitavas de final. A ida será nesta quinta, às 19h30 (de Brasília), e a volta na próxima quarta-feira (6), no mesmo horário, na Arena da Baixada, em Curitiba.