Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Rival do São Paulo: Atlético Nacional tem ‘quarteto fantástico’

O Atlético Nacional, adversário do São Paulo na noite desta terça-feira (12) pela ida das oitavas de final da CONMEBOL Libertadores, começou o semestre embalado. O time dirigido pelo argentino Javier Gandolfi ganhou seus dois primeiros jogos no Campeonato Colombiano pelo mesmo placar: 3 a 1. Na primeira rodada, bateu o Once Caldas fora de casa e depois superou o La Equidad em Medellín. Mais importante que isso: mostrando um futebol de excelente qualidade.

Na sequência, entretanto, não manteve o ritmo.

Perdeu para o Deportivo Pereira e teve dois empates nos jogos diante de Santa Fe e Tolima. Todos fora de casa e em dois deles com expulsões. Contra o Tolima, conseguiu segurar o 0 a 0 atuando desde os 32 minutos do primeiro tempo com nove jogadores. Em meio a isso, avançou na Copa da Colômbia com duas vitórias sobre o Cúcuta, da segunda divisão local (1 a 0 em casa e 3 a 0 fora). Na última sexta-feira (8), mesmo com um time alternativo, fez 3 a 0 no Alianza Valledupar. Com isto, fechou a sexta rodada em segundo lugar na classificação geral com 11 pontos – o líder é o Junior Barranquilla, com 13.

O maior clube da Colômbia e que joga no Estádio Atanasio Girardot, em Medellín, ficou em segundo no chamado ‘grupo da morte’ com Internacional, Bahia e Nacional-URU, no qual fez ótimas apresentações – especialmente diante de sua grande torcida. Mas a eliminação no quadrangular semifinal do torneio local e a perda de alguns dos destaques do time deixaram a torcida preocupada.

O artilheiro Kevin Viveros e o zagueiro Felipe Aguirre foram contratados pelo Athletico-PR, mas o ponta-direita Marino Hinestroza – cotado para sair – continua por lá. E jogando muito bem. Neste período, o ponta direita deu quatro assistências e criou várias situações de ataque para seus companheiros, embora não tenha balançado as redes. Seu entrosamento com o centroavante Alfredo Morelos tem sido o ponto mais forte do time. Os dois têm trocado passes e se movimentado para gerar vários lances de perigo. Morelos, que já estava no elenco, assumiu a vaga de Viveros no onze titular. E já marcou dois gols. Em vários ataques, ele recua para armar as jogadas e encontra passes de muita qualidade.

O camisa 9 faz parte do ‘quarteto fantástico’ verdolaga, composto com jogadores de muita técnica e reconhecimento no futebol colombiano: o goleiro Ospina, o volante Matheus Uribe e o meia Edwin Cardona. Mas não se pode falar dos destaques deste time sem mencionar o zagueiro William Tesillo. Ele vai além da marcação. Tem grande qualidade com a bola nos pés e inicia a construção das jogadas com passes e lançamentos muito precisos.

Mas o time de Gandolfi tem, como todos, os seus pontos fracos. Um deles é a pouca pressão na saída de jogo quando Cardona e Morelos formam a dupla mais avançada pela faixa central. Isto, somado ao fato de a defesa jogar bem avançada, permite aos adversários surpreenderem o Atlético Nacional. Outro problema é a recomposição defensiva. Os quatro jogadores de frente voltam muito lentamente quando a equipe é atacada, cedendo espaços que podem ser bem explorados.

O reencontro com o São Paulo traz boas memórias ao time, que enfrentou o tricolor na semifinal da competição em 2016, quando foi campeão continental pela segunda vez.

Onde assistir a Atlético Nacional x São Paulo?

A partida entre Atlético Nacional e São Paulo, nesta terça-feira, às 21h30 (de Brasília), no Atanasio Girardot, terá transmissão da Paramount (TV fechada e streaming).

Próximos jogos do São Paulo:

Compartilhe:

Veja também: