Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Rival que estreia contra o Vasco ‘lançou’ Neymar e tirou Romário do sério

CSA e Vasco se enfrentam nesta quarta-feira (30), às 19h (de Brasília), pela ida das oitavas de final da Copa do Brasil, no Estádio Rei Pelé, em Maceió. Vivendo momento conturbado e fora da zona de classificação na Série C, o time alagoano terá contra o Cruz-Maltino a estreia de Márcio Fernandes como novo treinador.

Experiente, o novo comandante do CSA tem história no futebol brasileiro e foi o primeiro a usar Neymar no Santos em uma partida televisionada, ainda na Copa São Paulo de Futebol Júnior, e depois foi o primeiro técnico da então promessa nos profissionais do Peixe.

Levado por Márcio Fernandes do sub-15 para a Copinha e depois para os profissionais, Neymar não chegou a estrear profissionalmente com o hoje técnico do CSA, que se arrepende por isso, mas, ainda assim, ‘lançou’ o jogador e participou da formação dele, hoje de volta ao Santos e maior artilheiro da história da seleção brasileira.

Em 2008, com 15 anos de idade e pesando 54 kg, Neymar deixou timidamente o banco de reservas do estádio da rua Comendador Souza, deu um abraço em Paulo Henrique Ganso, a quem substituiu, e entrou em campo para enfrentar o Barra do Garças-MT, durante a segunda partida do time santista na Copinha.

Ele entrou e deu o show. Sempre foi diferenciado. Logo que entrou ele fez um passe de chaleira que chamou atenção de todos. Foi muito legal. Foi um cartão de visitas e tanto dele. Foi bem acima das nossas expectativas. Achávamos que ele ia bem, mas que sentiria um pouco porque vinha do juvenil. Só jogava 30 minutos”, disse Márcio Fernandes, o técnico do Santos naquele jogo, ao ESPN.com.br.

Bicampeão da Série C pelo Vila Nova, hoje o novo técnico do CSA tenta o acesso pelo clube e, na Copa do Brasil, busca seguir fazendo história contra o Vasco.

Chamado de ‘burro’ por Romário

Rodado, Márcio Fernandes tem relação com outro grande craque brasileiro, mas indiretamente. No Brasiliense, o treinador trabalhou com Romarinho, filho de Romário, apresentado pelo clube do centro-oeste no final de 2012.

Desde a chegada, Romário já cobrou vaga no time titular para o filho. “O primeiro pedido que eu tenho que fazer é para o treinador colocá-lo de titular (risos). Apesar da brincadeira, Márcio, eu sei que você é um treinador sério. E sei que se um dia ele tiver a oportunidade de jogar, vai ser pelos seus méritos, não porque é meu filho”, afirmou à época.

Pouco tempo, depois, porém, o tom mudou: “Como um cara que jogou por vinte e poucos anos, eu acho que o Romarinho teria tranquilamente vaga no time e poderia estar servindo o Brasiliense muito mais do que vem fazendo. Mas eu também já tive treinador assim, burro, que não conhece futebol e não coloca aqueles jogadores que são os melhores. É claro que as pessoas vão falar que estou dizendo isso só porque sou pai, mas, na minha opinião, agora, como torcedor, o treinador é burro e não conhece futebol“, disparou o eterno camisa 11.

Márcio Fernandes preferiu fugir de polêmica, mas lembrou de seu passado com jovens promissores, como era Romarinho à época, com 19 anos.

“O Romarinho é um jogador que temos que ter calma para ir colocando. Nós temos atacantes muito bons, como o Romarinho e outros. Eu tenho muita experiência nesse tipo de jovens. Muitos jogadores já passaram pela minha mão e chegaram em alto nível, como Neymar, Paulo Henrique (Ganso), Diego, Robinho. Não foram poucos não”, afirmou o hoje técnico do CSA.

Atualmente, Romarinho joga no futebol ucraniano, após passar por equipes modestas do futebol brasileiro e nunca conseguir se consolidar. O maior clube que passou foi justamente o Vasco, adversário de Márcio Fernandes nesta noite, mas o filho de Romário não teve espaço, jogando apenas duas vezes pela equipe cruz-maltina, em 2015.

CSA e Vasco se enfrentam em confronto em ida e volta, com o primeiro jogo nesta quarta, em Maceió, e a volta na quinta-feira seguinte (7), às 20h (de Brasília), em São Januário.

Compartilhe:

Veja também: