Trio com Ronaldinho Gaúcho e Lionel Messi, tricampeão da Champions League e quatro Copas do Mundo por Camarões. A carreira de Samuel Eto’o é repleta de grandes parcerias, gols e títulos, mas o que pouca gente sabe é que o craque africano já disputou um clássico paulista: o Come-Fogo.
O “rolê aleatório” foi há exatos 10 anos, em 2015, quando a rede social Twitter, hoje chamada X, trouxe Eto’o ao Brasil. Os torcedores de Botafogo-SP e Comercial deveriam votar na plataforma quanto tempo o jogador jogaria com cada camisa. O amistoso, inclusive, foi transmitido pela ESPN.
Além do camaronês, outros ex-jogadores que passaram pela dupla ribeirão-pretana disputaram o clássico, como Raí e Lucas Severino, pelo Pantera, e Mauricinho e Vágner Mancini, pelo Leão do Norte. Mancini aliás, que hoje é treinador do Goiás, se lembra com carinho do “Come-Fogo do Eto’o”, inclusive tendo participado de um dos gols.
“Eu me lembro bem da jogada. Eu divido a bola com um dos zagueiros e a bola acaba sobrando com o Eto’o e ele, com a técnica que tinha, fez o gol (…) Me lembro com muita satisfação. Eu que sou de Ribeirão Preto e vivi muito o Come-Gogo, fui a todos que pude. Foi muito bacana”, disse o hoje treinador.
O faro artilheiro do camaronês não desapontou. Nos 40 minutos que atuou pelo Alvinegro, anotou um gol. Já nos 50 em que esteve com a camisa Tricolor (os botafoguenses venceram a enquete) balançou as redes do Estádio Santa Cruz em duas oportunidades.
“Meu trabalho é marcar gols. Foi a primeira vez na minha vida que marquei gols numa partida pelas duas equipes (…) É incrível no Brasil a paixão que se pode ter aqui pelo futebol. Isso é bonito. E quero parabenizar os meninos por, num jogo amistoso, dar 100%. É bonito para o futebol”, afirmou o camaronês, na ocasião.
O “rolê aleatório” de Samuel Eto’o em Ribeirão Preto foi visto por 3.179 torcedores, que trocaram os ingressos por alimentos. Os mantimentos foram doados à “Fundação Gol de Letra“, que é gerida por Raí, e atende crianças e jovens em situação de vulnerabilidade.
O clássico ribeirão-pretano, inclusive, teve um novo capítulo na última quarta-feira (6), em encontro bem menos glamoroso, sem a presença de Eto’o ou Raí, no returno da Copa Paulista. O Comercial levou a melhor, vencendo o Botafogo-SP por 2 a 0.
A vitória fez com que o Comercial assumisse a liderança do grupo 2 da Copinha, com 16 pontos, enquanto o Botafogo-SP é apenas vice-lanterna, com seis pontos.
O Botafogo-SP ainda tem a Série B pela frente, embora também não faça boa campanha. Na zona de rebaixamento, no 18º lugar, o time volta campo no próximo domingo (10), fora de casa, contra o Atlético-GO, com transmissão ao vivo do Disney+, às 18h30 (horário de Brasília).