O ano de 2024 terminou com o menor número de roubo de carga em todo o Estado de São Paulo desde 2003. Há cerca de 20 anos, o território paulista registrava 6.063 boletins de ocorrência referente a esse tipo de crime. Em 2024, o volume caiu para 4.711 registros, totalizando desse modo uma redução de 22,3%.
A implantação do Sistema de Informações e Prevenção a Crimes praticados contra o transporte de Carga (SPCarga), instituído em maio do ano passado, tem auxiliado as forças de segurança a principalmente traçar o perfil das quadrilhas e agir sobretudo conforme os registros.
Roubo de carros também registra queda
“Isso é apenas um embrião de um trabalho de inteligência policial para tentar minimizar o impacto desses números e, assim, diminuir também as incidências criminais. Com base nos dados, no modus operandi e logradouros conseguimos traçar o perfil dessas quadrilhas para agir conjuntamente e prender os criminosos”, diz o delegado Oswaldo Diez Junior.
Os roubos de veículos seguiram o mesmo padrão e recuaram 15,4% em um ano, passando de 37.471 casos para 31.696. Já os roubos a banco foram dois em 2024, ante 10 em 2023. Os dados são da Secretaria de Segurança Pública.
+ Leia mais notícias de Brasil na Oeste