O ministro da Casa Civil, Rui Costa, afirmou neste domingo, 13, que o governo federal vai regulamentar, por decreto, a chamada lei de reciprocidade tarifária ainda nesta semana.
A medida prepara o Brasil para retaliar os Estados Unidos, caso o país mantenha a tarifa de 50% sobre produtos brasileiros até o dia 1º de agosto. A declaração foi feita durante a entrega de moradias do programa Minha Casa, Minha Vida, em Salvador (BA).
+ Leia mais notícias de Política em Oeste
“Se for efetivada, nós adotaremos várias medidas para proteger o interesse da economia brasileira, do emprego e da atividade econômica do nosso país”, disse o ministro.
A nova política tarifária norte-americana atinge diretamente produtos brasileiros e passou a valer durante o governo de Joe Biden. No entanto, o Planalto atribui a continuidade da medida ao campo republicano.


Rui Costa compara filhos de Bolsonaro a sequestradores
Durante o evento, Rui Costa também partiu para o ataque contra Jair Bolsonaro e seus filhos. Nesse sentido, ele criticou a postura da família ao tratar da taxação norte-americana.
A declaração ocorreu depois de vídeos circularem nas redes sociais com supostas propostas de alívio tarifário condicionadas a um eventual perdão judicial para o ex-presidente.
+ Leia também: “STF prende opositores, mas silencia diante de mentiras de Lula, diz Bolsonaro”
Segundo o ministro, o conteúdo lembra cenas de filmes sobre sequestros, com a imposição de condições e ameaças veladas.
“Eu vi os vídeos dos filhos deles”, argumentou Rui Costa. “Parece aqueles vídeos de filmes de sequestradores. O cara começa a estipular condição e diz: ‘ou me paga, ou faz o que eu quero, pago o preço, ou vocês vão sofrer as consequências’. Parece vídeo de sequestrador que impõe às famílias condições para devolver o seu ente querido. Não dá nem para imaginar isso na história do país.”