Em recuperação de lesão na coxa direita, Neymar será, mais uma vez, ausência no Santos nesta quarta-feira (15), contra o Corinthians na Vila Belmiro. O Clássico Alvinegro será o 15º jogo em que o camisa 10 desfalca o Peixe desde que reestreou, contando lesões e suspensões.
Desde 6 de fevereiro, quando voltou a vestir a camisa santista em duelo contra o Botafogo-SP, pelo Campeonato Paulista, Neymar entrou em campo 21 vezes, com sete gols e quatro assistências, mais de uma participação direta a cada dois jogos. Com o craque e capitão em campo, são nove vitórias, cinco empates e sete derrotas.
No Campeonato Brasileiro, são 13 jogos com Neymar: 5 vitórias, 3 empates e 5 derrotas, com aproveitamento de 46,1%, equivalente ao do rival São Paulo, oitavo colocado na competição. Em 16º e na beira da zona de rebaixamento, o Peixe fez apenas 35% dos pontos, o que permite afirmar que a queda nos resultados sem o camisa 10 em campo é brusca.
Santos com x Santos sem Neymar no Brasileirão
Antes do clássico contra o Corinthians, o Santos tem 26 jogos na Série A, exatamente meio campeonato com e meio sem Neymar. Se com o camisa 10 a campanha é de 8º lugar, sem ele o aproveitamento despenca para 25,6%, que deixaria o time no penúltimo lugar, acima apenas do lanterna Sport.
Na prática, em 13 jogos com Neymar, foram 18 pontos ganhos, e sem ele, dos 39 pontos em disputa, apenas dez foram conquistados. De 13 jogos sem a principal referência técnica da equipe, o Santos venceu somente dois: Fortaleza, no Castelão, e o clássico San-São na Vila Belmiro.
Ainda sem previsão oficial de retorno desde a última lesão, a esperança alvinegra no Brasileiro não joga desde 14 de setembro, quando foi substituído contra o Atlético-MG e saiu disparando mais uma vez contra os gramados sintéticos.
Santos com Neymar:
-
13 jogos
-
5 vitórias
-
5 derrotas
-
3 empates
Santos sem Neymar:
-
13 jogos
-
2 vitórias
-
7 derrotas
-
4 empates
Chance de rebaixamento
À espera do retorno de Neymar, o Santos precisa reagir no Brasileirão. Sem vencer há três jogos e estacionado na 16ª posição, o time de Vila Belmiro tem 33,2% de chances de retornar à segunda divisão em 2026, maior probabilidade de longe entre todos times com mais de 1% de risco, de acordo com dados estatísticos do portal Opta.
São eles: Santos (33,2%), Internacional (1,8%), Atlético-MG (3,4%), Grêmio (4,3%), Vasco (2,6%) e Ceará (2,1%).
O cenário mais dramático, no entanto, é entre os times que ocupam agora a temida zona de rebaixamento em 2025: Sport (99,4%), Juventude (92,3%), Fortaleza (77,4%) e Vitória (81,9%).