Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Rússia intensifica ofensiva com centenas de drones e mísseis contra cidades ucranianas

Na noite desta sexta-feira, 11, para a madrugada deste sábado, 12, a Ucrânia enfrentou uma ofensiva russa de grande escala, com centenas de drones e mísseis lançados contra diversas cidades. O presidente Volodymyr Zelensky afirmou que foram disparados 597 drones e 26 mísseis, atingindo principalmente regiões do oeste ucraniano. Em Chernivtsi, cidade próxima à fronteira com a Romênia, ao menos duas pessoas morreram e cerca de 15 ficaram feridas.

Outras áreas, como Lviv e Lutsk, também sofreram danos consideráveis. O vice-ministro das Relações Exteriores, Andriy Sybiha, detalhou que as defesas aéreas da Ucrânia conseguiram derrubar 25 mísseis e 319 drones Shahed, além de neutralizar eletronicamente outros 258 drones. Sybiha declarou no X: “A Rússia continua a intensificar seu terror, lançando mais uma ofensiva com centenas de drones e mísseis, danificando áreas residenciais, matando e ferindo civis.”

+ Leia mais notícias de Mundo em Oeste

Danos em cidades e aumento das vítimas civis

Em Lviv, cidade situada na fronteira com a Polônia, o ataque danificou 46 residências, um edifício universitário, tribunais locais e cerca de 20 prédios pertencentes a pequenas e médias empresas, de acordo com informações do prefeito Andriy Sadovyi. A ofensiva integra uma série de ataques recentes que elevaram o nível de violência do conflito.

Segundo a missão de direitos humanos da ONU na Ucrânia, divulgada na quinta-feira 10, junho registrou o maior número de vítimas civis desde o início da invasão, com 232 mortos e 1,3 mil feridos. O volume de drones e mísseis lançados pela Rússia em junho deste ano foi dez vezes superior ao registrado no mesmo mês de 2024.

Compartilhe:

Veja também: