A Câmara Municipal de Curitiba (CMC) debateu, na sessão da última terça-feira (3), um projeto de lei com o objetivo de reconhecer a história e a contribuição dos africanos e afrodescendentes na formação da cidade. Aprovada em primeiro turno, a proposta oficializa como parque da África o nome da área vizinha à praça Zumbi dos Palmares, no bairro Pinheirinho, região sul da capital paranaense.
A aprovação em primeiro turno teve 26 votos “sim” e 1 abstenção. A iniciativa retorna à ordem do dia, na manhã desta quarta (4), para a confirmação pelo plenário. O projeto de lei foi protocolado na Câmara de Curitiba em maio de 2023, quando começou o diálogo com o Executivo sobre a implantação do parque da África.
A Prefeitura de Curitiba anunciou a criação do espaço em junho deste ano, quando os vereadores também aprovaram uma sugestão sobre o tema. Segundo o Executivo, a licitação para construir o espaço deve ser lançada ainda em 2024, e o custo estimado das obras é de R$ 5 milhões. Anexo à praça Zumbi dos Palmares, o espaço deve contar com cerca de 70 mil m2.
*Com informações da CMC