O Comitê Olímpico Brasileiro divulgou neste sábado (10) os nomes dos atletas que serão os porta-bandeiras do Time Brasil na Cerimônia de Encerramento da Olimpíada de Paris neste domingo (11). O COB definiu a dupla campeã do Vôlei de praia feminino, Duda e Ana Patrícia, para a missão final da delegação brasileira.
As duas atletas irão carregar a bandeira na festividade que será realizada no Stade de France, às 16h (horário de Brasília). A definição veio depois do Comitê Olímpico Internacional acatar um pedido do COB para que duas atletas carregassem a bandeira. Tradicionalmente, a função é exercida por apenas um integrante da delegação.
“Duda e Ana Patrícia representaram com excelência os principais valores olímpicos e nos encheram de orgulho. Quebraram um jejum de ouros para o Brasil no vôlei de praia que perdurava por 28 anos, desde o histórico título de Jackie Silva e Sandra Pires em Atlanta 1996. O bandeira brasileira está em excelentes mãos.”, afirmou o presidente do COB, Paulo Wanderley.
“O vôlei de praia é uma modalidade importantíssima para o esporte brasileiro, que frequentemente vai a pódios em Campeonatos Mundiais e Jogos Olímpicos há pelo menos três décadas. Esta escolha por Duda e Ana Patrícia se deve muito ao merecimento delas, e também uma homenagem a tantos atletas do passado que construíram essa história de sucesso”, complementou Rogério Sampaio, diretor-geral do COB e Chefe da Missão Brasileira em Paris 2024.
Campanha perfeita em Paris
As campeãs olímpicas e, agora porta-bandeiras, fizeram uma campanha impressionante em Paris. Terminaram a competição de forma invicta com sete vitórias e apenas dois sets perdidos. A consagração veio na vitória por 2 a 1 sobre a dupla canadense, Melissa Humana-Paredes e Brandie Wilkerson, na final disputada nesta sexta-feira (9).
Antes, Duda e Ana Patrícia passaram pela dupla australiana Mariafe e Clancy na semifinal também por 2 sets a 1.
Da fase de grupos às quartas, a dupla brasileira venceu todos os jogos por 2 a 0. Nas quartas de final, superaram Tina e Anastasija, da Letônia, enquanto nas oitavas, venceram as japonesas Akiko e Ishii.
Na fase de grupos, as brasileiras venceram as italianas Gottardi e Menegatti, as espanholas Liliana e Paula e as egípcias Marwa e Elghobashy.
Acompanhe CNN Esportes em todas as plataformas
Compartilhe: