A demissão de Cléber Xavier, poucos minutos após a derrota por 6 a 0 para o Vasco no Morumbis, é apenas mais uma na lista do Campeonato Brasileiro. E o Santos, de certa maneira, contribui bastante para este ranking indigesto na elite.
Agora com dois técnicos dispensados, pois antes mandou embora o português Pedro Caixinha, o Peixe se igualou a Juventude e Sport como os times que mais mudaram de comando na atual edição do Brasileirão.
Em comum, e não em vão, está à situação do trio na tabela. Ainda lanterna, o Sport foi de Pepa para António Oliveira e agora está com Daniel Paulista. O Juventude, também dentro da zona de rebaixamento, começou com Fábio Matias e passou para Cláudio Tencati até chegar em Thiago Carpini.
Além do trio, outros oito clubes também mudaram de técnico: Fluminense, Grêmio, Corinthians, Vasco, São Paulo, Botafogo, Vitória e Fortaleza. Ou seja, mais da metade dos participantes do Brasileirão já não estão com o mesmo comando que tinham.
O futuro comandante do Santos ainda é uma incógnita. Nomes como Tite e Jorge Sampaoli, livres no mercado, mas em situações completamente diferentes, foram cogitados nas últimas semanas, antes mesmo da contratação de Cléber Xavier, e devem voltar à mesa de discussões.
Sampaoli está desempregado desde janeiro, quando deixou o Rennes, da França. O argentino, que fez sucesso na Vila Belmiro em 2019, chegou a receber uma proposta para assumir o Santos neste ano, mas as partes não chegaram a um acordo.
Tite, por sua vez, não trabalha desde que foi demitido do Flamengo, em setembro do ano passado. O ex-comandante da seleção brasileira esteve bem perto de voltar ao Corinthians, mas alegou problemas de saúde para recuar do acordo de última hora.
Seja algum deles ou outro nome no mercado, certo é que o Santos tem pressa. A equipe soma 21 pontos no Brasileirão e está apenas dois acima do Vitória, que abre a zona de rebaixamento. O próximo compromisso é no próximo domingo (24), contra o Bahia, em Salvador.
Veja todas as trocas de técnico do Brasileirão 2025:
-
Mano Menezes – Fluminense
-
Pedro Caixinha – Santos
-
Gustavo Quinteros – Grêmio
-
Ramón Díaz – Corinthians
-
Fábio Carille – Vasco
-
Pepa – Sport
-
Fábio Matias – Juventude
-
António Oliveira – Sport
-
Luis Zubeldía – São Paulo
-
Renato Paiva – Botafogo
-
Thiago Carpini – Vitória
-
Juan Pablo Vojvoda – Fortaleza
-
Cláudio Tencati – Juventude
-
Cléber Xavier – Santos