
A Campanha de Atualização de Rebanhos do segundo semestre em São Paulo começa neste sábado (1). Desde a retirada da vacinação contra a febre aftosa, em 2023, os produtores rurais são obrigados a manter os dados de seus rebanhos atualizados no sistema de Gestão de Defesa Animal e Vegetal (Gedave).
A Defesa Agropecuária da Secretaria de Agricultura e Abastecimento (SAA) informa que os proprietários devem declarar todas as espécies presentes em suas propriedades até o dia 15 de dezembro.
Devem ser atualizados, além dos bovinos, os rebanhos de búfalos, equinos, asininos, muares, suínos, ovinos, caprinos, aves, peixes e outros animais aquáticos, colmeias de abelhas e bicho da seda.
A não declaração pode acarretar o bloqueio da movimentação dos animais e a inviabilidade da emissão da Guia de Trânsito Animal (GTA) com possibilidade de sanções administrativas.
A declaração pode ser feita diretamente no sistema Gedave. Outra forma de efetuar a declaração é pessoalmente em uma das Unidades da Defesa Agropecuária distribuídas entre os 645 municípios paulistas e também através do envio por e-mail do formulário.
“A declaração é uma das ferramentas que o Estado tem para acompanhar e se manter atualizado sobre os animais, além de fornecer ao órgão responsável pela sanidade animal a evolução geral dos rebanhos e os grupos de animais que nasceram ou morreram no intervalo entre uma campanha e outra”, explica Luiz Henrique Barrochelo, diretor da Defesa Agropecuária.


