Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

São Paulo interdita bares em regiões nobres por suspeita de intoxicação de bebida por metanol

As Vigilâncias Sanitárias do estado e do município de São Paulo, em parceria com a Polícia Civil, interditaram dois bares localizados nos bairros dos Jardins e da Mooca, na capital paulista, na terça-feira (30). A ação ocorre após o registro de casos suspeitos de intoxicação por metanol em bebidas alcoólicas adulteradas. Em São Bernardo do Campo, outro bar também foi fechado.

Durante a fiscalização nos bares da capital, foram apreendidas mais de 100 garrafas sem rótulo e sem comprovação de procedência. Já no ABC, garrafas de bebidas foram recolhidas e encaminhadas para perícia policial.

Além desses casos, um minimercado no bairro Planalto Paulista, zona sul da capital, foi alvo de fiscalização, com a apreensão e interdição de mais de 40 garrafas de uísque, gim e vodca. O responsável pelo estabelecimento foi conduzido à delegacia. No M’Boi Mirim, uma distribuidora também teve a comercialização de bebidas alcoólicas parcialmente interditada.

Gabinete de crise

O governo paulista confirmou sete casos de intoxicação por metanol no estado, com cinco mortes já registradas. Outros 15 casos seguem em investigação. Para enfrentar a situação, foi criado um gabinete de crise para coordenar ações de fiscalização, atendimento hospitalar e investigação.

Riscos e sintomas

A intoxicação por metanol pode causar cegueira permanente e até a morte. Os primeiros sintomas incluem dor abdominal intensa, tontura e confusão mental. Em casos suspeitos, especialistas orientam procurar atendimento médico imediato. O socorro nas primeiras seis horas após o início dos sintomas é considerado essencial para evitar complicações.

Compartilhe:

Veja também: