A Defesa Civil de São Paulo emitiu alertas para o Estado nesta semana. Um ciclone extratropical que se formou no Sul do país entre esta terça-feira, 19, e a quarta-feira 20 promete intensificar os ventos em todas as regiões paulistas, seguido por um fenômeno chamado “veranico”.
Uma massa de ar seco, em conjunto com um bloqueio atmosférico, deve provocar dias de calor intenso e umidade baixa a partir desta quarta-feira. Segundo a previsão, o episódio pode durar entre três e cinco dias, levando as temperaturas a valores típicos do verão.
+ Leia mais notícias do Brasil em Oeste
As máximas previstas chegam a 33°C em Bauru, 37°C nas regiões de São José do Rio Preto e Ribeirão Preto, e 31°C na capital paulista, cerca de 5°C acima da média do período. Os riscos de incêndio atingem seu ponto máximo no próximo sábado, 23, e devem cair gradualmente nos dias seguintes.


Já as ventanias podem causar quedas de árvores, galhos e destelhamento de imóveis, além de provocar danos à rede elétrica e espalhar focos de incêndio em áreas de vegetação. Para quem vive ou circula no litoral, há previsão de mar agitado, o que representa perigo a embarcações e risco para estruturas próximas às praias.
A recomendação da Defesa Civil é evitar refúgio sob árvores, manter distância de cabos elétricos caídos e redobrar a atenção em áreas abertas e rodovias.
⚠️ A Defesa Civil do Estado alerta!
Entre terça (19) e quarta (20), a formação de um ciclone extratropical vai provocar ventos fortes a muito fortes em todas as regiões.
A partir de quarta, começa um período de veranico, com temperaturas acima da média e baixa umidade do ar. pic.twitter.com/2T9BdYVgpU
— Defesa Civil do Estado de São Paulo (@defesacivilsp) August 19, 2025
Defesa Civil de São Paulo se prepara para onda de calor
O aumento de calor e o ar seco elevam significativamente o risco de incêndios florestais. A Defesa Civil reforça orientações para não usar fogo na limpeza de terrenos, evitar queima de lixo e não descartar bitucas de cigarro às margens de rodovias.
Em caso de incêndio, o contato deve ser feito imediatamente com o Corpo de Bombeiros, pelo telefone 193, ou com a Defesa Civil, pelo 199.
Os integrantes da Operação SP Sem Fogo fizeram uma reunião na última segunda-feira, 18. De acordo com a Defesa Civil, o objetivo foi definir estratégias e alinhar ações para prevenção e resposta diante dos riscos ampliados por ventos e calor extremo.