Embalado, o São Paulo venceu a terceira partida consecutiva neste domingo (27), no Morumbis, por 3 a 1 contra o Fluminense, e subiu para o 8º lugar no Campeonato Brasileiro, ultrapassando inclusive a equipe carioca.
Luciano voltou a participar de maneira decisiva, com assistência para o gol de Arboleda, Ferreira ampliou de cabeça no segundo tempo e Samuel Xavier descontou na etapa final para o Flu, mas Gonzalo Tapia fez seu primeiro gol com a camisa são-paulina e decidiu a vitória, marcada por dois gols anulados e um pênalti perdido pelos donos da casa.
No duelo de tricolores no Morumbis, o São Paulo venceu o Flu pelo terceiro ano seguido em casa pelo Brasileirão. A última vitória como visitante dos cariocas no duelo foi em 2019. No Maracanã, o cenário é o inverso, com o Fluminense invicto desde 2020.
Os três pontos colocam o Tricolor Paulista na parte de cima da tabela pela primeira vez desde o retorno do técnico Hernán Crespo ao clube. Ainda com jogos a mais em relação a muitos adversários, incluindo o próprio Fluminense, o São Paulo do argentino atingiu 22 pontos em 17 jogos.
O Tricolor Carioca caiu para o 10º lugar, estacionando nos mesmos 20 pontos desde antes da pausa para a disputa do Mundial de Clubes, em que o time de Renato Gaúcho foi semifinalista, com a melhor participação entre os clubes brasileiros.
Desde então, no Brasileirão, o Fluminense perdeu os quatro jogos que disputou, três deles no Maracanã, contra Flamengo, Cruzeiro e Palmeiras, além da derrota deste domingo no Morumbis.
O jogo
Melhor em toda a partida, o São Paulo precisou de três gols e um pênalti a seu favor para conseguir abrir 2 a 0 no placar, antes de tomar susto na reta final após os visitantes descontarem.
Com um gol anulado e pênalti desperdiçado, o Tricolor do Morumbis fez por merecer o resultado e praticamente não sofreu ao longo até sofrer o primeiro gol, na primeira grande chegada do adversário.
Até agora, desde o retorno de Crespo, o São Paulo tem três vitórias, um empate e uma derrota.
O primeiro gol são-paulino neste domingo veio da cabeça de Arboleda, aos 23 minutos. O equatoriano aproveitou cruzamento preciso de Luciano com a perna direita e testou no ângulo, sem qualquer tempo de reação ao goleiro Fábio.
Ainda no primeiro tempo, aos 41 minutos, após toque de mão de Martinelli na área, pênalti para os mandantes e Luciano desperdiçou, com defesa segura de Fábio.
Na etapa final, o jogo seguiu o mesmo ritmo, com o São Paulo melhor no jogo. Renato Gaúcho trocou quatro peças de uma vez, mas o Flu não conseguiu reagir. Saíram John Kennedy, Martinelli, Canobbio e Manoel, para as entradas de Soteldo, Hércules, Serna e Samuel Xavier.
Aos 13 minutos, Ferreira ampliou, também de cabeça, após cruzamento na medida de Marcos Antônio e longa checagem do VAR, que confirmou posição legal no lance.
Com 2 a 0, os donos da casa passaram a controlar o ritmo do jogo, e Crespo aproveitou para controlar os minutos de alguns jogadores, sacando Alisson, Enzo Díaz, Ferreira e depois Luciano. Entraram Rodriguinho, Wendell, André Silva e Gonzalo Tapia.
Aos 31 minutos, Samuel Xavier, que saiu do banco, fez o gol do Flu no jogo em chute no canto, que ainda bateu na trave antes de entrar. O lateral aproveitou a sobra para bater bem, sem chance para Rafael.
Com apenas um gol de vantagem, o São Paulo se fechou e chegou a ser pressionado pelo rival, que buscava o empate, mas tomou o balde de água fria quando Tapia recebeu de Ferraresi e matou o jogo em seu primeiro gol pelo São Paulo, definindo o jogo com 3 a 1 no placar.
Depois, ainda deu tempo de Rodriguinho fazer o que seria o quarto gol, mas a jogada foi rapidamente anulada por impedimento claro.