Deste número, 3,2 mil pessoas foram atendidas nos mutirões de consultas e exames de especialidades
Publicado: 29/07/2025, 14:22

O prefeito Reinaldo Cardoso e o secretário de Saúde Matilvani Moreira estiveram presentes no mutirão de gastroenterologia –
Cerca de 10 mil pessoas receberam atendimento especializado em Castro de janeiro a julho deste ano. O número compreende o total de consultas e exames realizadas pelo Consórcio Intermunicipal de Saúde dos Campos Gerais (CimSaúde) no município em 2025.
Os mutirões de exames e consultas promovidos pela Prefeitura de Castro também têm gerado resultados positivos. Nos sete primeiros meses do ano, mais de 3,2 mil agendamentos foram realizados em diversas especialidades, o que contribuiu significativamente para a redução das filas de espera.
Um dos destaques dos últimos três meses foi o mutirão de gastroenterologia. Cerca de 210 pacientes que aguardavam por consultas foram atendidos. “A nossa meta é reduzir o tempo de espera entre 40 e 60 dias. Nosso foco é ter mais cuidado com as pessoas e é isso que estamos buscando fazer”, ressalta o prefeito Reinaldo Cardoso.
Desde o início da gestão, já foram realizados mutirões em diversas especialidades, como neurologia, endocrinologia, oftalmologia, psicologia, ressonância, ultrassonografia, Eco Doppler, endoscopia e colonoscopia. As ações estão sendo realizadas por meio da Secretaria Municipal de Saúde, em parceria com o CimSaúde e empresas credenciadas.
“Estamos trabalhando para reduzir o tempo de espera das filas. Esse é um dos compromissos assumidos pela gestão do prefeito Reinaldo Cardoso: a humanização. Fazer estes exames é necessário para o bem-estar das pessoas”, destaca o secretário de Saúde, Matilvani Moreira.
Uma das pacientes que aguardavam na fila de espera da gastroenterologista era Alessandra de Jesus da Rosa. “Faz um ano que eu estava esperando para fazer esta consulta, e assim como eu, muitas pessoas também estavam no aguardo para serem atendidas. Achei ótima a iniciativa. Agora vai”, diz.
Importante: A Secretaria Municipal de Saúde de Castro reforça que os pacientes sempre devem manter o seu cadastro atualizado junto ao Sistema Único de Saúde (SUS). Se houver alguma mudança em seus dados pessoais (endereço, telefone, etc.), é importante comunicar a sua Unidade Básica de Saúde (UBS).
FALTAS – Outras duas mil pessoas tiveram seus agendamentos realizados, mas não compareceram no dia marcado. Caso você não possa ir na consulta ou exame, é importante avisar a Secretaria Municipal de Saúde com antecedência, para que a vaga seja remanejada o quanto antes.
Com informações da assessoria de imprensa.